Corporativismo estatal

0
306

Última Atualização 12 de março de 2021

O corporativismo estatal é definido como aquele no qual as representações dos grandes interesses sociais estão subordinadas à autoridade estatal, quando não são criadas por ela. O corporativismo societal ou liberal, ao contrário do estatal, nasce quase que espontaneamente da dinâmica da sociedade civil, ficando preservada a autonomia fundamental dos atores coletivos envolvidos. Nesse sistema a coerção joga um papel bastante marginal: a ênfase é colocada na troca, na negociação e na adaptação recíproca.

QUESTÃO CERTA: Não obstante as qualidades das medidas em prol da profissionalização do serviço público, previstas na Constituição de 1988, parte dessa legislação resultou, na verdade, em aumento do corporativismo estatal.

QUESTÃO CERTA: O corporativismo estatal é um sistema de organização política no qual os grupos de interesse da sociedade monopolizam o acesso ao aparelho do Estado.

Advertisement

O corporativismo estatal é percebido como uma necessidade de sociedades capitalistas menos desenvolvidas. Era uma estratégia que possibilitava a competição de países com dificuldade de integração nacional no sistema capitalista internacional. O corporativismo societal é mais característico de sociedade capitalista desenvolvidas, em que um certo equilíbrio na competição dos grupos organizados e o seu grau de consolidação possibilitam que o governo reconheça legitimidade e dívida com eles o seu poder de governo.