Última Atualização 4 de fevereiro de 2022
QUESTÃO CERTA: No que se refere aos mecanismos de controle, pode-se afirmar que, na Gestão Pública, o controle é político, por meio de eleições periódicas dos governantes, enquanto na Gestão Privada, o controle é do mercado, por meio da concorrência com outras organizações.
O que é controle? É você comparar duas coisas, sendo uma delas o parâmetro. Esse balizador pode ser uma lei, uma regra, um indicador de desempenho previamente estabelecido, você define. Caso constatada alguma anormalidade, isto é, distanciamento desse parâmetro, você atua por meio de ajustes. Aqui a intenção é colocar o carrinho nos trilhos.
QUESTÃO CERTA: São exemplos de instrumentos ou órgãos de controle e/ou de avaliação característicos do setor público, EXCETO:
a) Consulta Pública —> A Adm. Pública abre as portas para sugestões, recomendações e demais pitacos. Logo, é controle.
b) Controladoria Geral do Estado –> órgão de controle interno responsável por portal da transparência. Logo, é controle.
c) Plano de Metas —> é usado como parâmetro para fins de comparação (tudo está ocorrendo conforme o planejado no plano de metas?). Logo, é controle.
d) Corregedoria Geral do Município –> órgão reponsável por aplicar punições em agentes públicos. Logo, é controle.
e) Terceirização —> é mera modalidade de contratação e não tem nada a ver com controle. [RESPOSTA DA QUESTÃO]
QUESTÃO CERTA: A atuação da Administração pública direta e indireta está sujeita a diversas formas e dimensões de controle, exercidas por distintos atores, tanto do âmbito público, quanto da iniciativa privada, sendo comum a todas as atuações: o controle formal, que diz respeito à observância de requisitos e procedimentos legalmente previstos, tanto no que diz respeito a atos discricionários, quanto vinculados.
O que a questão pede é o denominador comum para todas as formas de controle sobre atos da Administração pública (devemos lembrar dos controles prévio e a posteriori e de que os 3 Poderes em algum momento podem exercê-lo). O que todos apresentam em comum é a formalidade do controle, no sentido de que os requisitos e procedimentos devem obediência à lei.
QUESTÃO ERRADA: Nas organizações públicas brasileiras, a função de controle é restrita aos gestores dos níveis estratégicos e táticos.
CEBRASPE (2020):
QUESTÃO ERRADA: Um dos aspectos essenciais do controle é a orientação rápida para as exceções, cuja finalidade é proporcionar um julgamento individual que possibilite modificações para adaptar-se a novas circunstâncias.
A QUESTÃO TROCA OS CONCEITOS DE ORIENTAÇÃO RÁPIDA PARA AS EXCEÇÕES E FLEXIBILIDADE.
CARACTERÍSTICAS DO CONTROLE:
Na verdade, o administrador deve compreender que um sistema eficaz de controle precisa reunir os seguintes aspectos:
- Orientação estratégica para resultados.O controle deve apoiar planos estratégicos e focalizar as atividades essenciais que fazem a real diferença para a organização.
- Compreensão.O controle deve apoiar o processo de tomada de decisões apresentando dados em termos compreensíveis. O controle deve evitar relatórios complicados e estatísticas enganosas.
- Orientação rápida para as exceções. O controle deve indicar os desvios rapidamente, por meio de uma visão panorâmica sobre onde as variações estão ocorrendo e o que deve ser feito para corrigi-las adequadamente.
- Flexibilidade.O controle deve proporcionar um julgamento individual e que possa ser modificado para adaptar-se a novas circunstâncias e situações.
- Autocontrole.O controle deve proporcionar confiabilidade, boa comunicação e participação entre as pessoas envolvidas.
- Natureza positiva.O controle deve enfatizar o desenvolvimento, a mudança e a melhoria. Deve alavancar a iniciativa das pessoas e minimizar o papel da penalidade e das punições.
- Clareza e objetividade.O controle deve ser imparcial e acurado para todos. Deve ser respeitado como um propósito fundamental a melhoria do desempenho.
FONTE: Idalberto Chiavenato – Administração Geral e Pública – para provas e concursos – 3º Ed. – 2012.