QUESTÃO CERTA: Sobre Gestão por Competências, considere: Conjunto de conhecimentos, habilidades e atitudes interdependentes e necessárias à consecução de determinado propósito.
CHA – conhecimento, habilidades e atitudes.
QUESTÃO CERTA: Sobre a gestão de pessoas por competências assinale a opção correspondente: Considera aspectos tais como conhecimentos, habilidades, atitudes dos colaboradores.
QUESTÃO CERTA: O processo de gestão do desempenho deve considerar que as pessoas atuam nas organizações, utilizando sua qualificação pessoal que abrange três dimensões: habilidades técnico-operacionais e atributos pessoais, competência comportamental e desempenho orientado para resultados.
QUESTÃO CERTA: O modelo de gestão por competências baseia-se em um conjunto de três propriedades correlacionadas resumidas na sigla C.H.A. É correto dizer que o elemento H (habilidade) refere-se ao domínio do: prático, o saber fazer.
QUESTÃO CERTA: A fase atual em gestão de pessoas vivenciada por uma boa parte das organizações modernas tem sido chamada, também, de fase estratégica em recursos humanos. Um dos modelos contemporâneos dessa fase é o de “gestão por competências”. Das alternativas a seguir, assinale a que apresenta características desse modelo: os conhecimentos, as habilidades e as atitudes dos funcionários são vinculados à missão, à visão e aos valores organizacionais.
FGV (2021)
QUESTÃO CERTA: Em 01/20I8, o então Ministério da Fazenda editou a Resolução CGEP nº 0I, tratando da estão por Competências no seu contexto, seguindo prática bastante difundida no setor público. Sobre o tema da gestão por competências, relacione a seguir os exemplos de competências com as respectivas denominações.
- Nicolas é professor e possui amplo conhecimento teórico.
- Altair é pedreiro, sendo especialista na construção de casas.
III. Bernardo é um estagiário extremamente proativo, antecipando-se sempre aos pedidos de seus supervisores.
A relação que melhor define cada competência é: I-A, II-B, III-C;
A gestão por competências engloba o somatório de conhecimentos, habilidades e atitudes no contexto do trabalho, ou seja, o CHA.