QUESTÃO CERTA: Comunicabilidade é uma particularidade de quem se comunica com facilidade e consegue levar alguém a apoiar sua mensagem, que é um dos mais importantes objetivos da comunicação na administração. Qual é esse objetivo da comunicação? Persuasão.
Para Matos (2014, p.139) “A comunicação integra os colaboradores aos objetivos da empresa”. Através da comunicação é possível deixar claro para o colaborador os motivos de determinadas decisões tomadas e ao mesmo tempo estimular os colaboradores a participar, ouvindo seu ponto de vista, sugestões e contribuições, fazendo que o colaborador se sinta valorizado e corresponsável do resultado da organização.
QUESTÃO ERRADA: O papel de comunicador desempenhado pelo profissional de recursos humanos consiste em utilizar estratégias adequadas para aumentar os níveis de interesse, de satisfação e de realização das pessoas.
” Gil (2006, p.66) cita que, ao consultor interno de recursos humanos, compete o desempenho de inúmeros papéis, de acordo com fatores diversos, como o porte da empresa, a natureza dos produtos, as políticas gerenciais.
Dentre os papéis citados pelo autor, destacam-se:
· Comunicador, quando comunica de maneira eficaz com os vários setores internos e externos da organização.
· Selecionador, quando propõe critérios e elabora instrumentos para seleção e adaptação das pessoas na empresa.
· Treinador, quando elabora projetos de treinamento e desenvolvimento de pessoas.
· Avaliador de desempenho, quando auxilia a definir padrões e construir instrumentos para esta finalidade.
· Analista de cargos, quando participa dos processos com objetivo de identificar requisitos que as pessoas devem possuir para ocupar determinado cargo e seu nível de remuneração.
· Motivador, quando utiliza de estratégias adequadas para aumentar os níveis de satisfação, interesse e realização das pessoas.
· Líder, quando direciona seu trabalho na condução de equipes e lidera reuniões.
· Negociador, quando assessora as negociações com funcionários, clientes e sindicatos.
· Gestor de qualidade, quando atua na implantação, implementação e acompanhamento de programas de qualidade.
· Coach, quando apoia o desenvolvimento pessoal e profissional dos empregados”.
Portanto, é o Motivador e não o Comunicador responsável por aumentar os níveis de satisfação, interesse e realização das pessoas.
QUESTÃO CERTA: Os emitentes das comunicações organizacionais devem zelar pela coerência entre o discurso e a prática, porque a forma mais persuasiva de se comunicar está nas atitudes apresentadas.
A comunicação é o processo que envolve as habilidades humanas relacionadas ao envio e recebimento de informações, pensamentos, sentimentos e atitudes.
A questão aborda a relação entre a comunicação teórica e a comunicação prática, ou, numa linguagem mais popular, contrariando a máxima “faça o que eu digo, mas não faça o que eu faço“.
Para Tania Casado, um dos fatores que determinam a fidelidade da comunicação é a atitude. Para a autora, as atitudes afetam os meios pelos quais a fonte se comunica, possuindo três formas:
a) Atitude para consigo – é o complexo de variáveis que se reúnem para formar a personalidade do indivíduo. Exemplo: insegurança, autoestima.
b) Atitude para com o assunto – é a crença e/ou opinião de um determinado assunto. Exemplo: os professores involuntariamente deixam transparecer suas tendências em um assunto qualquer.
c) Atitude para com o recebedor – é um julgamento favorável ou não do emissor em relação ao recebedor.
QUESTÃO CERTA: Servidor público que, no exercício das suas funções, atende um cidadão de forma cordial e transmite-lhe informações completas age em conformidade com o requisito da: comunicabilidade.
CEBRASPE (2016):
QUESTÃO CERTA: Os emitentes das comunicações organizacionais devem zelar pela coerência entre o discurso e a prática, porque a forma mais persuasiva de se comunicar está nas atitudes apresentadas.