Última Atualização 12 de março de 2021
QUESTÃO ERRADA: A busca da excelência, considerada, no setor privado, uma prerrogativa para sobrevivência em um contexto competitivo, nos serviços públicos não se aplica, pois, o cliente não tem a possibilidade de escolher outros fornecedores de serviços públicos.
Parte superior do formulárioA questão busca captar do candidato a percepção acerca do conceito de serviços públicos associado aos temas excelência e mercado competitivo.
Por muitos anos, em nossas mentes preguiçosas, acostumamos a desenhar uma linha imaginária separando de um lado os serviços públicos e, do outro, serviços prestados pela iniciativa privada.
Contudo, o mundo mudou. Agora, serviços públicos também podem ser prestados, por exemplo, via concessionárias que são, em última análise, empresas privadas. Nesse diapasão, serviços públicos notadamente de cunho público como saúde e educação (os quais são obrigação do Poder Público), passaram a ser explorados pelo setor privado em decorrência do vácuo deixado por políticas públicas ineficientes e incapazes de atender aos anseios da sociedade.
Nessa toada, o homem-médio pode, hoje em dia, escolher entre o SUS ou seguro privado como UNIMED, Bradesco Seguros, GoldenCross, dentre outros. A competitividade, diante d o cenário de acirramento, foi inevitável, tirando o Poder Público da posição confortável, adotada ao longo de anos, o fazendo assumir uma postura mais atuante em prol de serviços públicos de qualidade. Ou seja, assim nasceu a Excelência dos Serviços Públicos.
QUESTÃO ERRADA: Todas as estratégias definidas para a execução do plano estratégico de um órgão público são consideradas competitivas.
QUESTÃO CERTA: No que concerne à gestão da qualidade, modelo de excelência gerencial e modelo de gestão pública, julgue o item que se segue. Promover a competitividade e a sustentabilidade e estimular o aprendizado organizacional são benefícios do modelo de excelência em gestão adotado pela Fundação Nacional de Qualidade que podem ser aplicados a qualquer tipo de organização.