Última Atualização 9 de janeiro de 2023
FGV (2022):
QUESTÃO CERTA: A competição administrada, filosofia na qual unidades internas da Administração Pública são estimuladas a competirem entre si, em termos de produtividade, é uma característica do modelo de gestão conhecido por: gestão por resultado.
FCC (2014):
QUESTÃO ERRADA: No Brasil, o modelo de Administração Pública Gerencial, conceituado no Plano Diretor da Reforma do Aparelho do Estado, busca a eficiência da atuação pública, com redução de custos, aumento de qualidade, coibindo a competição administrada no interior do Estado.
É quando, por exemplo, ocorre a competição de universidade públicas por candidatos.
CEBRASPE (2022):
QUESTÃO CERTA: A administração governamental empreendedora que se inseria no escopo de ações da reforma gerencial de 1995, visava estabelecer dinâmicas concorrenciais em organizações governamentais e, também, junto a organizações privadas do mercado.
CEBRASPE (2013):
QUESTÃO CERTA: A criação de um ambiente altamente competitivo entre as organizações públicas, nos moldes do mercado, suscita a valorização máxima do cliente.
FCC (2007):
QUESTÃO ERRADA: A partir da segunda metade do século XX, começa a verificar-se a erosão do modelo de Administração Púbica Burocrática, seja em função da expansão das funções econômicas e sociais do Estado, seja em face do desenvolvimento tecnológico e do fenômeno da globalização. Surge, então, o modelo da Administração Pública Gerencial, cujas características são: descentralização dos processos decisórios, redução dos níveis hierárquicos, competição administrativa no interior das estruturas organizacionais e ênfase no cidadão.
CEBRASPE (2018):
QUESTÃO CERTA: Descentralização administrativa e competição entre as unidades administrativas são dois princípios da nova administração pública (NAP).