Classificação da avaliação

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Última Atualização 25 de janeiro de 2021

QUESTÃO CERTA: Como componente do processo organizacional da Administração pública, a avaliação é um importante instrumento, pois seu resultado permite aprimorar o desempenho individual e organizacional. Considerando os momentos e os objetivos de uma política, a avaliação de impacto é realizada durante ou após a execução, para verificar se os objetivos foram atingidos e quais são os seus resultados e efetividade.

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Todos esses conceitos são definidos pelo Manual de avaliação do MPOG, segue meu resumo:

-Quanto à Temporalidade pode ser:

* ex ante: a avaliação é realizada antes da implementação de um programa (política pública), uma projeção do que pode acontecer com a população beneficiária. Contempla o custo-benefício e o custo-efetividade.

*ex post: Avaliação realizada após a consolidação ou fase final de um programa.

 

-Quanto ao Objeto pode ser caracterizada como:

*de processo: relativa aos aspectos de implementação (insumos, processos e produtos);

*de resultado: o grau em que os objetivos foram alcançados;

*de impacto: efetividade do programa. Relaciona-se a resultados de médio e longo prazo.

 

-Quanto à execução pode ser caracterizada como:

*interna: a avaliação é realizada dentro da organização onde se realiza o programa (controle interno);

*externo: controle externo. Tende a apresentar maior credibilidade junto ao público usuário da informação por utiliar padrões mais rígidos e neutros.

 

Outros conceitos:

*Avaliação Formativa: avaliação realizada no decorrer do programa;

*Avaliação Somativa: = ex post. Tem o objetivo principal de avaliar a eficácia e a efetividade quanto aos resultados.

 

Finalidade essencial da avaliação de programas:

*No curto prazo: apoiar a tomada de decisão;

*No longo prazo: servir de instrumento para a promoção da aprendizagem organizacional.

*Na visão democrática: proporcionar transparência quanto às ações do governo.

QUESTÃO CERTA: São avaliações formativas as que se concentram na análise da execução de projetos, à medida que eles são implementados; são avaliações sumativas as que reportam o que ocorreu no final de um ciclo programático. Nesse sentido, as avaliações formativas e as sumativas têm foco analítico primário, respectivamente, em questões relacionadas com: processos e resultados.

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Avaliação somativa é aquela utilizada para auxiliar o processo de tomada de decisão no sentido de descontinuar, manter ou expandir um determinado programa; portanto, é realizada ao final de ciclos para atender aos tomadores de decisão.

Já a avaliação formativa tem como objetivo fornecer elementos tempestivos ao longo da execução do programa que permitam a melhoria de sua execução.

QUESTÃO ERRADA: De acordo com o Manual da metodologia para avaliação da execução de programas de governo, da Controladoria Geral da União (CGU), a avaliação do tipo formativa de um programa governamental, realizada após a execução do programa, consiste em fornecer elementos para a análise.

Avaliação Tempestiva/Formativa: Ao longo da execução do programa

Avaliação Somativa: Ao final da execução do programa