Última Atualização 25 de janeiro de 2021
QUESTÃO CERTA: Como componente do processo organizacional da Administração pública, a avaliação é um importante instrumento, pois seu resultado permite aprimorar o desempenho individual e organizacional. Considerando os momentos e os objetivos de uma política, a avaliação de impacto é realizada durante ou após a execução, para verificar se os objetivos foram atingidos e quais são os seus resultados e efetividade.
Parte superior do formulário
Todos esses conceitos são definidos pelo Manual de avaliação do MPOG, segue meu resumo:
-Quanto à Temporalidade pode ser:
* ex ante: a avaliação é realizada antes da implementação de um programa (política pública), uma projeção do que pode acontecer com a população beneficiária. Contempla o custo-benefício e o custo-efetividade.
*ex post: Avaliação realizada após a consolidação ou fase final de um programa.
-Quanto ao Objeto pode ser caracterizada como:
*de processo: relativa aos aspectos de implementação (insumos, processos e produtos);
*de resultado: o grau em que os objetivos foram alcançados;
*de impacto: efetividade do programa. Relaciona-se a resultados de médio e longo prazo.
-Quanto à execução pode ser caracterizada como:
*interna: a avaliação é realizada dentro da organização onde se realiza o programa (controle interno);
*externo: controle externo. Tende a apresentar maior credibilidade junto ao público usuário da informação por utiliar padrões mais rígidos e neutros.
Outros conceitos:
*Avaliação Formativa: avaliação realizada no decorrer do programa;
*Avaliação Somativa: = ex post. Tem o objetivo principal de avaliar a eficácia e a efetividade quanto aos resultados.
Finalidade essencial da avaliação de programas:
*No curto prazo: apoiar a tomada de decisão;
*No longo prazo: servir de instrumento para a promoção da aprendizagem organizacional.
*Na visão democrática: proporcionar transparência quanto às ações do governo.
QUESTÃO CERTA: São avaliações formativas as que se concentram na análise da execução de projetos, à medida que eles são implementados; são avaliações sumativas as que reportam o que ocorreu no final de um ciclo programático. Nesse sentido, as avaliações formativas e as sumativas têm foco analítico primário, respectivamente, em questões relacionadas com: processos e resultados.
Avaliação somativa é aquela utilizada para auxiliar o processo de tomada de decisão no sentido de descontinuar, manter ou expandir um determinado programa; portanto, é realizada ao final de ciclos para atender aos tomadores de decisão.
Já a avaliação formativa tem como objetivo fornecer elementos tempestivos ao longo da execução do programa que permitam a melhoria de sua execução.
QUESTÃO ERRADA: De acordo com o Manual da metodologia para avaliação da execução de programas de governo, da Controladoria Geral da União (CGU), a avaliação do tipo formativa de um programa governamental, realizada após a execução do programa, consiste em fornecer elementos para a análise.
Avaliação Tempestiva/Formativa: Ao longo da execução do programa
Avaliação Somativa: Ao final da execução do programa