Caráter probatório dos arquivos

0
1780

Última Atualização 25 de janeiro de 2021

QUESTÃO CERTA: Arquivos são conjuntos de documentos acumulados ao longo do funcionamento de uma instituição, à medida que se desenvolvem suas diferentes atividades. Como os documentos refletem tais atividades e permitem conhecê-las, costuma-se afirmar que os arquivos têm caráter: probatório.

Os documentos são gerados com alguma finalidade, a partir disso, sempre que a organização quiser comprovar ou informar algo a alguém, ela poderá recorrer aos documentos criados. Se não tivessem esse valor, os documentos seriam inúteis.

  • EDUCACIONAL — biblioteca

  • CULTURAL —– museu

  • PROBATÓRIO — ARQUIVO

QUESTÃO CERTA; Os teóricos da área costumam afirmar que os documentos de arquivo têm estatuto probatório congênito. Isso significa que tal característica: incide sobre as próprias atividades de que os documentos resultam.

Advertisement

O estatuto probatório congênito, característica dos documentos de arquivo, é o efeito de refletir, relacionar, provar, etc., sobre a própria atividade que os gerou.

Sendo o documento produto natural de atividades administrativas, o mesmo pode ser tido como um espelho daquela ação, pois todas as informações da mesma estão registradas no documento. O documento é, e sempre será, de forma natural, uma prova de tal ação.