Para Chiavento (1994, p.160 a 163), algumas características que um líder deve ter:
As empresas precisam cada vez mais de líderes eficazes, o líder trabalha com todos os tipos de pessoas, com isso constrói a sua própria equipe. Treina e desenvolve seus liderados, analisa e planeja o trabalho de modo eficaz, motiva grupos de trabalho através das próprias tarefas, monitora, avalia e reconhece o bom desempenho da sua equipe.
Focalização nos objetivos: o líder deve estar sempre focalizando os objetivos a serem alcançados e dirigindo suas energias estrategicamente para o alcance deles. O desafio a enfrentar é a busca do comprometimento das pessoas e do direcionamento do seu comportamento e ação rumo aos objetivos organizacionais.
Orientação para a ação: a focalização nos objetivos e a orientação para a ação constituem dois aspectos intrapreneuriais que devem ser conjugados com habilidades gerenciais de planejamento, organização, direção e controle da ação do grupo. O líder põe a mão na massa, é intensivo no seu desempenho e trabalha duro.
Autoconfiança: é um traço característico da personalidade do líder, a confiança na sua própria capacidade e habilidade e nas capacidades e habilidades do grupo que lidera são as principais fontes de inspiração dos subordinados. O líder constrói uma imagem pessoal de forte apelo magnético proveniente dessa profunda imersão de confiança em si próprio e na sua equipe.
Habilidade no relacionamento humano: o líder deve ter uma acentuada habilidade de lidar com pessoas, de conviver com pessoas, de fazer as coisas com e por meio de pessoas. Deve possuir um enorme meio de comunicação, saber ouvir, saber falar, saber entrevistar e comunicar, ter empatia e simpatia e uma forte dose de calor humano. Apesar de ter esse fácil relacionamento com as pessoas o líder usa sua autoridade de maneira discreta, mas firme e absoluta. Transfere e delega responsabilidade, mas mantém o controle das coisas, assegura a ação e domina o caminho em direção aos objetivos a serem alcançados. Apesar disso, sua liderança é muito mais educadora do que controladora.
Criatividade e inovação: o líder deve ser criativo e inovador não apenas quanto a novos produtos ou serviços, mas principalmente com relação a novos equipamentos, tecnologias, políticas e procedimentos, estrutura organizacional, cultura, pessoas, contratos, desafios e maneiras de fazer as coisas. Daí a sua adaptabilidade, tudo tem que ser feito no ponto certo e na hora exata.
Flexibilidade: aceitar mudanças e ajustar-se facilmente requer um razoável repertório comportamental do líder e não simplesmente um comportamento rígido e padronizado. O líder usa diferentes comportamentos para diferentes situações. Escolhe caminhos diferentes para a melhor tática a ser seguida, exige adequaçãode comportamentos a diferentes situações.
Tomada de decisão: decisão é uma escolha entre duas ou mais alternativas, para decidir, o líder focaliza o objetivo e a ação necessária para alcançá-lo. Verifica as alternativas sobre os cursos de ação a seguir e as consequênciasdecorrentes de cada uma das possíveis escolhas. Estabelece prioridades e focaliza a tarefa mais importante em primeiro lugar, ao definir prioridades, concentra-se em uma tarefa de cada vez e usa racionalmente o seu tempo.
Padrões de desempenho: o líder procura alcançar altos padrões de desempenho e de avaliação, busca a excelência, a eficiência, a eficácia, a produtividade e a qualidade. Assume responsabilidades, cuida do negócio como se fosse propriedade sua e está voltado para a obtenção de resultados. Tem um profundo orgulho do seu trabalho e da sua equipe.
Visão do futuro: a visão está constituindo um ingrediente essencial para a liderança eficaz. O termo visão é utilizado para descrever um claro sentido do futuro e a compreensão das ações necessárias para alcançá-lo com sucesso. A visão representa o destino que se pretende transformar em realidade.
Essas são algumas das características essenciais que um líder deve possuir para ter êxito em sua jornada.
CEBRASPE (2013):
QUESTÃO CERTA: Um dos futuros desafios da liderança é a crescente diversidade nas organizações, o que demandará líderes mais habilidosos em ocupar-se com diferentes perfis multiculturais, bem como com métodos mais flexíveis de trabalho para a integração de múltiplas competências nas equipes e organizações.
QUESTÃO CERTA: Para exercer a liderança é necessário que o funcionário tenha habilidade de relacionamento com as equipes e motivação para condução das atividades propostas.
Segundo CHIAVENATO (2004, p. 446) “A liderança é, de certa forma, um tipo de poder pessoal. Através da liderança uma pessoa influencia outras pessoas em função dos relacionamentos existentes (…)”
De acordo com STONER (1999, p. 344) “liderança é o processo de dirigir e influenciar as atividades relacionadas às tarefas dos membros de um grupo”.