Características das culturas organizacionais
Regularidade nacional: As organizações de um país tendem a ser mais parecidas entre si do que com as organizações de outros países.
Influência histórica: A regularidade nacional deve-se em parte a uma vivência histórica comum.
Alcance coletivo: A cultura é criada coletivamente, o que significa que as organizações além de terem culturas, também são culturas.
Caráter dinâmico: Alterações nas condições internas ou externas produzem alterações na cultura organizacional.
Aprendida: A cultura de uma organização ganha significado para os seus empregados através da experiência. Ao processo de assimilação das características da cultura chama-se socialização.
Partilhada: A cultura é formada pelos valores, pelos pressupostos e pelas práticas partilhadas na organização. Daí que algumas definições de cultura organizacional se lhe refiram como o modo como as coisas são feitas na organização.
Visível e invisível: Alguns elementos culturais são objetivos e visíveis, como o mobiliário, o código de vestuário e o grau de formalidade na comunicação; outros, como os pressupostos profundos são invisíveis e sujeitos a alguma subjetividade na forma como são apropriados por cada empregado.
FONTE: CUNHA, Miguel Pina et al (2004). Manual de Comportamento Organizacional e Gestão. Lisboa, Editora RH.
CEBRASPE (2013):
QUESTÃO CERTA: As culturas organizacionais podem caracterizar-se por regularidade nacional, influência histórica, alcance coletivo, dinamismo, aprendizado, partilha, tangibilidade e intangibilidade.
CEBRASPE (2021):
QUESTÃO ERRADA: Entre as características essenciais da cultura de uma organização incluem-se a agressividade, referente ao comportamento competitivo adotado pelos profissionais, e a orientação para resultados, que diz respeito ao grau em que os dirigentes consideram as pessoas e suas necessidades no alcance dos resultados de suas ações.
Cultura organizacional representa as normas informais e não escritas que orientam o comportamento dos membros de uma organização no dia a dia e que direcionam suas ações para a realização dos objetivos organizacionais.