Dando sequência ao estudo de BPMN (business process management and notation), veremos nesse breve post sobre as categorias dos elementos. É importante lembrar:
Objetos de fluxo (Eventos, atividades e gateways), Objetos de conexão (Fluxo de sequência, fluxo de mensagem e fluxo de associação), Swinlanes (Pool e lanes) e Artefatos (Objeto de dados, Grupo e anotação)
Fonte: https://blog.iprocess.com.br/2013/01/um-guia-para-iniciar-estudos-em-bpmn-vi-swimlanes-e-artefatos/
Também existe o entendimento de que são 5 categorias:
– Fluxo;
– Dados;
– Artefatos;
– Swimlanes;
– Conectores;
Veja, abaixo, como isso pode ser cobrado em sua prova. Uma questão da QUADRIX:
QUESTÃO CERTA: No contexto do gerenciamento de processos de negócio, a notação conhecida como BPMN 2.0 define cinco categorias básicas de elementos. Assinale a alternativa em que os elementos não pertencem à mesma categoria: Eventos (events) e grupos (groups).
São 5 os grupos:
Objetos de fluxo: Eventos, atividades e gateways
Dados: objetos de dados
Objetos de conexão: fluxos e associações
Partições: piscinas e raias
Artefatos: grupos e anotações
Uma questão da ESAF:
QUESTÃO CERTA: A modelagem em BPMN (Business Process Model and Notation) é feita com a utilização de diagramas simples, com um pequeno conjunto de elementos gráficos. As quatro categorias básicas desses elementos são: objetos de fluxo, objetos de conexão, swimlanes e artefatos.
Outra questão da QUADRIX:
QUESTÃO CERTA: Assinale a alternativa em que os elementos não pertencem à mesma categoria:
a) Eventos (events) e gateways.
b) Fluxos de seqüência (sequence flows) e associações (associations).
c) Fluxos de seqüência (sequence flows) e fluxo de mensagens (message flows).
d) Piscinas (pools) e raias (lanes).
e) Eventos (events) e grupos (groups).
E, para finalizar, uma questão da Fundação Carlos Chagas:
QUESTÃO CERTA: Um dos objetivos da BPMN é criar um mecanismo simples para o desenvolvimento dos modelos de processos de negócio e, ao mesmo tempo, poder garantir a complexidade inerente aos processos. A simbologia adotada está dividida em quatro categorias básicas de elementos, ou seja: Objetos de Fluxo, Objetos de Conexão, Swimlanes e Artefatos.