QUESTÃO CERTA: O conceito de maturidade no gerenciamento de projetos diz respeito à avaliação do grau de aprendizado da organização oriundo de projetos anteriores e da implantação de inovações que conduzem à melhoria das práticas e sua padronização. Evidências de maturidade sugerem maior probabilidade de sucesso na implementação de futuros projetos. Um dos mais reconhecidos modelos de maturidade de projetos é o baseado no PMBOK (publicação de referência do PMI – Project Management Institute), que utiliza, em uma de suas etapas, o benchmarking, comparando a prática e os resultados do gerenciamento de projetos da entidade com outras organizações de sucesso.
QUESTÃO CERTA: Envolve a comparação de práticas de projetos reais ou planejados com as de projetos comparáveis, para identificar as melhores práticas, gerar ideias para melhorias e fornecer uma base para medir o desempenho. Trata-se de uma: técnica de planejamento da qualidade denominada benchmarking.
QUESTÃO ERRADA: O benchmarking é uma alternativa contraindicada para melhoria de processos, visto que proporciona cortes drásticos e paliativos que não atingem a raiz dos problemas organizacionais.
QUESTÃO CERTA: No gerenciamento da qualidade do projeto, a comparação de práticas de projetos reais ou planejados com as de projetos comparáveis, para identificar as melhores práticas, gerar ideias para melhorias e fornecer uma base para medir o desempenho, é denominada: Benchmarking.
Parte superior do formulário