Caderno de Prova

Aprendizagem Organizacional, Ciclo Único e Ciclo Duplo

Dando sequência ao estudo sobre aprendizagem organizacional, vejamos um pouco sobre ciclo único e ciclo duplo – conceitos trabalhados por Argyris e Schon.

Para quem acredita que apenas a FCC cobra questão sobre aprendizagem organizacional, comecemos com uma questão da CEBRASPE:

QUESTÃO CERTA: Mudanças profundas em normas e valores organizacionais representam processos de aprendizagem organizacional de ciclo duplo, característicos de organizações orientadas à inovação.

Argyris e Schon chamaram de “aprendizado de ciclo único”, o que uma organização aprende a corrigir suas ações de forma a seguir suas políticas atuais e atingir seus objetivos atuais, e como “aprendizado de ciclo duplo”, em que as políticas, os objetivos e as normas comportamentais da organização são modificados.

Segue outra da CEBRASPE:

QUESTÃO CERTA: Ciclos únicos de aprendizagem organizacional envolvem mudanças de ações, procedimentos e comportamentos, sem que haja alterações nos valores ou nas normas das organizações.

Modelo de Argyris e Schon: estes dois autores discutiram a forma com que a organização soluciona problemas ou lida com experiências positivas ou negativas que levam à aprendizagem. A solução sistemática de problemas, com a aplicação de métodos consistentes do processo decisório, é uma das ferramentas de aprendizagem organizacional. Esse modelo prevê esta solução ou o agrupamento de experiências em dois circuitos ou ciclos:

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– Aprendizagem de circuito simples: é a maneira mais simples de resolver problemas. Tratam-se simplesmente de ações corretivas, voltadas a atacar os erros que geraram os problemas. Ocorre em um nível superficial e não questiona políticas, métodos, valores.

– Aprendizagem de circuito duplo: as experiências ocorridas são utilizadas para atacar as causas do problema. Ocorre em um nível profundo, transformando políticas, valores e sistemáticas.

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