QUESTÃO CERTA: Considere as afirmativas abaixo em relação à análise quantitativa de riscos.
I. Avalia o efeito dos eventos de risco e atribui uma classificação que prioriza esses riscos em função do seu impacto nos objetivos do projeto.
II. É realizada nos riscos que foram priorizados pelo processo de análise qualitativa de riscos por afetarem potencial e significativamente as atividades.
III. Quantifica a exposição do risco para o projeto e determina o tamanho da reserva de contingência do custo e de cronograma que podem ser necessários.
IV. Identifica riscos que requerem maior atenção, quantificando sua contribuição relativa ao risco do projeto.
V. Identifica custo, cronograma, ou objetivos de escopo realístico e alcançável.
Está correto o que se afirma APENAS em: II, III, IV e V.
A análise QUANTITATIVA de riscos não tem como objetivo avaliar o efeito dos eventos de riscos, ela analisa numericamente a probabilidade de cada risco.
QUESTÃO CERTA: Na perspectiva da abordagem quantitativa, o risco é avaliado por modelos probabilísticos; na abordagem qualitativa, o nível de risco é avaliado a partir da atribuição de critérios de classificação, de acordo com a frequência e a severidade.
É possível considerar a existência de duas abordagens de mensuração de riscos, a qualitativa e a quantitativa (CROUHY; GALAI; MARK, 2004).
Em ambas, a mensuração é definida a partir do conhecimento das variáveis frequência (ou probabilidade de ocorrência) e severidade (ou impacto financeiro), associadas aos eventos de perdas identificados nos processos das empresas.
Pela abordagem qualitativa, o nível de risco é avaliado a partir da atribuição de critérios de classificação à frequência e à severidade, enquanto pela abordagem quantitativa o risco é avaliado por modelos probabilísticos (ver JORION, 2003; CRUZ, 2002).
Quantitativa = probabilidade (frequência);
Qualitativa = probabilidade (frequência) + impactos (severidade).
CEBRASPE (2020):
QUESTÃO CORRETA: No cálculo do risco, considera-se o valor da probabilidade de uma ameaça se concretizar ou de um evento indesejado acontecer, multiplicado pelo impacto ou consequência que o evento traz ao negócio ou ativo em questão.