Última Atualização 25 de janeiro de 2021
QUESTÃO ERRADA: O valor pago na aquisição de um imóvel destinado a locação a terceiro é exemplo de fluxo de caixa decorrente de atividades de investimentos.
CPC 03
Algumas transações, como a venda de item do imobilizado, podem resultar em ganho ou perda, que é incluído na apuração do lucro líquido ou prejuízo. Os fluxos de caixa relativos a tais transações são fluxos de caixa provenientes de atividades de investimento. Entretanto, pagamentos em caixa para a produção ou a aquisição de ativos mantidos para aluguel a terceiros que, em sequência, são vendidos, conforme descrito no item 68A do Pronunciamento Técnico CPC 27 – Ativo Imobilizado, são fluxos de caixa advindos das atividades operacionais. Os recebimentos de aluguéis e das vendas subsequentes de tais ativos são também fluxos de caixa das atividades operacionais.
RESUMO:
AQUISIÇÃO DE IMÓVEL………………………………………………………………………………..FCI
AQUISIÇÃO/PRODUÇÃO DE ATIVO MANTIDO PARA ALUGUEL A TERCEIRO………..FCO
RECEBIMENTO DE ALUGUEL DE ATIVO MANTIDO PARA ALUGUEL A TERCEIRO…….FCO
VENDA SUBSEQUENTE DE ATIVO MANTIDO PARA ALUGUEL A TERCEIRO…………..FCO
GAB. Errado. É FCO
CPC 27 para complementar:
68A. Entretanto, a entidade que, durante as suas atividades operacionais, normalmente vende itens do ativo imobilizado que eram mantidos para aluguel a terceiros deve transferir tais ativos para o estoque pelo seu valor contábil quando os ativos deixam de ser alugados e passam a ser mantidos para venda. As receitas advindas da venda de tais ativos devem ser reconhecidas como receita de acordo com o CPC 47 – Receita de Contrato com Cliente.
O CPC 31 – Ativo Não Circulante Mantido para Venda e Operação Descontinuada não se aplica quando os ativos, que são mantidos para venda durante as atividades operacionais, são transferidos para o estoque.
QUESTÃO CERTA: De acordo com o CPC, constitui exemplo de fluxo de caixa associado a atividades de investimento: o ganho ou a perda na alienação de imóveis.