Técnicas de Previsão Quantitativas e Qualitativas

0
3268

Última Atualização 14 de fevereiro de 2022

Segundo Dias (2015, p.25) as técnicas de previsão de demanda são classificadas em três grupos:

a) Projeção: são aquelas que admitem que o futuro será repetição do passado ou as vendas evoluirão no tempo futuro da mesma forma que no passado; segundo a mesma lei observada no passado, este grupo de técnicas é de natureza essencialmente quantitativa.

b) Explicação: procuram-se explicar as vendas do passado mediante leis que relacionem as mesmas com outras variáveis cuja evolução é conhecida ou previsível. São basicamente aplicações de técnicas de regressão e correlação.

c) Predileção: funcionários experientes e conhecedores de fatores influentes nas vendas e no mercado estabelecem a evolução das vendas futuras.

Fonte: Material Estratégia Concursos.

Banca própria IF-ES (2019):

QUESTÃO CERTA: As técnicas de previsão de consumo podem ser classificadas em três grupos: projeção, explicação e predileção. Dadas as afirmativas abaixo, assinale a alternativa CORRETA que explica sobre a técnica de predileção: Nessa técnica, os funcionários experientes e conhecedores de fatores influentes nas vendas e no mercado estabelecem a evolução das vendas futuras.

Banca própria IF-TO (2016):

QUESTÃO CERTA: Uma organização possui ao seu alcance determinadas técnicas para prever o ambiente futuro e poder elaborar seu planejamento. Dentre as opções abaixo, marque aquela que diz respeito a uma técnica qualitativa de previsão: pesquisa de mercado.

Principais técnicas qualitativas:

– Técnica delphi;

– Análise de cenários;

– Opiniões de executivos;

– Opinião da força de vendas;

– Pesquisas de mercado;

– Analogia histórica;

Fonte: http://www.aedb.br/seget/arquivos/artigos11/55814697.pdf.

CEBRASPE (2018):

QUESTÃO ERRADA: Delphi é uma técnica de previsão, predominantemente quantitativa, que utiliza o brainstorming com grupos de especialistas para chegar a um consenso e obter cenários sobre o futuro de um projeto.

A técnica é qualitativa.

FGV (2018):

QUESTÃO CERTA: A definição de estoque pode ser dada como a acumulação armazenada de materiais em um sistema de transformação. Um dos métodos para a sua reposição é o de previsão de demanda. A técnica de previsão de demanda realizada por meio de informações qualitativas é definida como: predileção.

Técnicas de previsão de consumo podem ser:

Quantitativas:

Explicação: Explica consumo passado, a partir de sua relação com variáveis de evolução.

Projeção: O futuro será uma repetição do passado.

Qualitativas:

Predileção: A previsão é feita  de acordo com informações prestadas por empregados experientes.

Banca própria UFES (2015):

QUESTÃO ERRADA: Na predileção, os funcionários do setor estabelecem a evolução das vendas futuras com base na sua preferência pelos produtos.

A predileção é uma técnica não-matemática que trabalha com opiniões, pesquisa de campo, consultoria de especialistas e funcionários frente ao processo produtivo.

CEBRASPE (2008):

QUESTÃO ERRADA: Predileção é um grupo de técnicas de previsão de consumo que tem como base a premissa de que o futuro será a repetição do passado.

FCC (2019):

QUESTÃO CERTA: O dimensionamento e a gestão de estoques estão diretamente ligados à previsão da demanda por determinado material ou produto. Essa previsão estima quantidades que serão demandadas no futuro por técnicas que são classificadas como de projeção, explicação ou predileção. Já a forma de evolução dessa demanda pode ser horizontal, sujeita a tendência ou sazonal. A técnica de previsão de consumo por projeção

Advertisement
: parte da premissa de que o futuro pode ser definido com dados do passado, ou seja, as vendas no futuro irão evoluir da mesma maneira que no passado.

CEBRASPE (2006):

QUESTÃO ERRADA: Entre as técnicas matemáticas de previsão de consumo, a conhecida como predileção, em que empregados experientes estabelecem a evolução dos quantitativos futuros, é a mais utilizada.

A predileção é uma técnica de precisão de estoque baseada na avaliação de conhecedores experientes do mercado e do produto que discutem e debatem sobre o consumo futuro. Essa técnica não utiliza de meios matemáticos para sua definição, então ela é classificada como qualitativa ou não-matemática.

Banca própria CSUFG (2015):

QUESTÃO CERTA: Há um comportamento dinâmico no processo de previsão do consumo. As técnicas de previsão do consumo podem ser classificadas em grupos distintos. A situação na qual funcionários experientes e conhecedores de fatores influentes nas vendas e no mercado estabelecem a evolução das vendas futuras, corresponde ao seguinte grupo: predileção.

FUMARC (2014):

QUESTÃO CERTA: São técnicas de previsão do consumo, EXCETO:

A) projeção.

B) predileção.

C) explicação.

D) incorporação.

Banca própria UNIOESTE (2021):

QUESTÃO CERTA: Um estoque parado pode gerar prejuízos para a organização. Nesse aspecto, a administração de estoque tem como objetivo controlar e classificar os materiais. Com relação à gestão de estoques, assinale a alternativa INCORRETA: A predileção de estoque consiste em uma técnica quantitativa, que prima pelo tratamento de dados com base no histórico de consumo dos materiais do estoque.