Última Atualização 25 de janeiro de 2021
QUESTÃO CERTA: Ao produzir um texto de correspondência oficial, alguns aspectos devem ser considerados, dentre eles: O uso adequado do pronome de tratamento, observado o cargo ocupado ou a função exercida pelo destinatário, como primeiro passo para o respeito à escala hierárquica do serviço público pelo signatário do texto.
Os pronomes de tratamento estão entre os pronomes pessoais e são usados em situações formais. Eles vêm sempre antecedidos de “sua” ou “vossa” e levam o verbo para a terceira pessoa, assim como os pronomes possessivos: Ex.: No momento oportuno, Vossa Excelência revelará seu voto.
Há de se considerar a concordância dos pronomes de tratamento. Embora se refiram à pessoa com quem se fala, os pronomes de tratamento levam a concordância para a terceira pessoa.
QUESTÃO CERTA: Em documentos oficiais destinados a senadores e ministros de Estado, deve ser empregado o pronome de tratamento Vossa Excelência, o qual, embora esteja na segunda pessoa gramatical, exige a concordância da terceira pessoa do singular.