Linguagem

0
642

Última Atualização 25 de janeiro de 2021

QUESTÃO CERTA: Considerando-se as qualidades exigidas na redação de documentos oficiais, está INCORRETA a afirmativa: A linguagem empregada na correspondência oficial, ainda que respeitando a norma culta, deve apresentar termos de acordo com a região e com requinte adequado à importância da função desempenhada pela autoridade a quem se dirige o documento.

Não se admite regionalismo na redação oficial, e “requinte adequado à importância da função” também não existe isso.

QUESTÃO CERTA: Ao se redigir um documento oficial, deve-se atentar para as seguintes recomendações: 

I. Praticar a concisão e a clareza, de modo a que poucas palavras possam trazer muita informação, não deixando dúvida quanto à significação do conjunto do texto. 

II. A comunicação oficial não exime o redator de manifestar claramente sua subjetividade, por meio de opiniões criativas e do posicionamento estritamente pessoal diante de uma questão. 

III. A formalidade da linguagem é uma característica imprescindível da redação oficial, fazendo-se notar, por exemplo, pela observância da norma culta e pelas formas protocolares de tratamento. 

Está correto o que consta APENAS em: I e III.

QUESTÃO CERTA:

I. O padrão culto da linguagem é estabelecido por seu uso específico nos atos e comunicações oficiais, com preferência por determinadas expressões e formas sintáticas, tendo em vista tratar-se de uma variante da linguagem técnica.

II. Um dos princípios da redação oficial é a impessoalidade na comunicação de determinado assunto, considerando-se que ela é feita em nome do serviço público para um destinatário entendido como público, portanto, também impessoal.

III. A necessidade de se empregar o padrão culto da língua na redação oficial decorre tanto do caráter público dos atos emitidos quanto de sua qualidade, que é informar os cidadãos com clareza e objetividade.

Advertisement

É correto o que se afirma em: apenas II e III.

O padrão de linguagem das comunicações oficiais não é, e nem pode ser, uma variante de linguagem técnica. As gírias, os regionalismos, os jargões técnicos ou qualquer outro tipo de linguagem de um grupo específico são vedadas em comunicações oficiais. Isso porque tais comunicações (oficiais) partem de órgãos públicos e devem ser compreendidas por todo e qualquer cidadão brasileiro.

QUESTÃO CERTA: O emprego de determinado nível de linguagem nos atos e expedientes oficiais procede do caráter público desses atos e comunicações e de sua finalidade.

QUESTÃO CERTA: As comunicações, advindas de órgãos públicos federais, devem ser compreendidas por todo e qualquer cidadão brasileiro. Para isso, deve-se evitar o uso de uma linguagem restrita a determinados grupos.

QUESTÃO CERTA: A obrigatoriedade do uso do padrão culto na redação oficial decorre do fato de que ele está acima das diferenças lexicais, morfológicas ou sintáticas regionais, dos modismos vocabulares, das idiossincrasias linguísticas, permitindo, por essa razão, que se atinja a pretendida compreensão por todos os cidadãos.