Última Atualização 25 de janeiro de 2021
QUESTÃO CERTA: Estoques de vacinas de um ambulatório devem ser classificados por perecibilidade devido às alterações físico-químicas que esses produtos podem sofrer.
Parte superior do formulário
A classificação por perecibilidade é atinente exclusivamente aos materiais de estoque, que são mantidos nos almoxarifados das organizações.
Trata-se de uma classificação que leva em conta o desaparecimento das propriedades físico-químicas do material.
Gêneros alimentícios, vacinas, materiais para testes laboratoriais, entre outros, são considerados perecíveis, já que estão sujeitos à deterioração e à decomposição.
O que é algo perecível? É algo com data de validade, que estraga. Há materiais que são assim. Imagine que você “fabrica bolos”. Ora, o ovo será bem mais perecível que o fermento. E isso influenciará no tipo de armazenagem, por exemplo. Quem já estudou química sabe que alguns produtos podem se deteriorar se colocados em contato com outros, ou até mesmo quando expostos à luz solar, calor, frio ou umidade.
Conforme (ABNT,TB-352) o produto perecível é passível de deterioração ou composição que exige condições especiais de temperatura e/ou arejamento para manutenção de suas características orgânicas.
DICA: Produtos perecíveis demandam armazenagem complexa.