Última Atualização 25 de janeiro de 2021
Estoque de proteção
O estoque de proteção é o mais conhecido nas empresas. O principal objetivo desse estoque é prevenir problemas relacionados à falta de um determinado item que deve ser disponibilizado para venda aos consumidores. Imagine, por exemplo, uma loja que vende diversos produtos. Certamente os gestores de logística sabem qual a estimativa de venda de cada item do estabelecimento, tendo o conhecimento de quais produtos vendem mais e quais produtos vendem menos. Dentro desse contexto, um produto que tem mais saída deve ter um estoque maior do que um que tem menos, impedindo, assim, que o estabelecimento fique sem estoque e não possa atender seus clientes adequadamente.
QUESTÃO CERTA: Aplicado para assistência contra alguma eventualidade decorrente de circunstâncias mercadológicas ou econômicas.
Estoques cíclicos
Os estoques cíclicos existem somente, e tão somente, porque a produção ou compra de material se dá em lotes, ou bateladas, que proporcionam economias que compensam os custos associados à manutenção deste tipo de estoque. Geralmente, não vale a pena ligar uma grande máquina para produzir apenas uma ou algumas poucas peças. Em muitos casos, além da economia obtida na produção e transporte, também é possível obter descontos por quantidade, o que reforça os motivos para a produção ou compra em lotes e a consequente manutenção deste tipo de estoque. Os estoques cíclicos costumam ser classificados como sendo de natureza determinística por considerarem que o suprimento e a demanda vão se manterem constantes e invariáveis ao longo do tempo.
QUESTÃO CERTA: Um exemplo desse tipo de estoque é a compra de canetas esferográficas.
QUESTÃO CERTA: Aplicado quando a compra de materiais se dá em lotes e a economia desse ato compensa os custos de estoque.
Estoque de segurança
Os estoques de segurança visam a proporcionar um certo nível de atendimento exigido, neutralizando os riscos impostos pela possível flutuação do suprimento ou da demanda. Em outras palavras, a organização conta com estoque adicional para compensar um eventual atraso na produção, na entrega, ou mesmo um aumento inesperado na demanda. Os estoques de segurança levam em consideração a probabilidade de as incertezas acontecerem por esta razão, são classificados como de natureza probabilística.
QUESTÃO CERTA: Sua aplicação resulta no estoque mínimo armazenado para atender ao cliente interno em caso de atrasos na entrega.
Estoques sazonais
Estoques sazonais podem ser necessários para atender a períodos de sazonalidade, tanto da demanda pelo produto acabado como da oferta de matéria-prima. Em muitas ocasiões, a demanda anual não ocorre de forma linear ao longo dos meses. Por outro lado, as indústrias têm a tendência de produzir uma quantidade relativamente constante de produtos por mês. Assim, nos meses de baixa demanda, podem ser formados estoques de produtos acabados para atender os períodos de alta demanda. Esses estoques são denominados de estoques sazonais. A sazonalidade pode envolver também a matéria-prima. Quando isto ocorre, torna-se necessário estabelecer estoques sazonais para garantir a disponibilidade da matéria-prima no momento em que for demandada ou descasar a produção da demanda para aproveitar a abundância de matéria-prima em determinadas épocas do ano, que não são as mesmas em que o produto final é consumido. Um bom exemplo disto é o de empresas do ramo alimentício que adquirem uma quantidade maior de matéria-prima na safra (pico da sazonalidade da oferta) para garantir o suprimento à fábrica no período da entressafra (pico da sazonalidade da demanda)
QUESTÃO CERTA: Aplicado quando as demandas são significativas em determinado espaço de tempo.
QUESTÃO CERTA: Um exemplo desse tipo de estoque é a aquisição de materiais impressos, como um calendário.
QUESTÃO: A razão para se manter estoques em empresas que trabalham com produção altamente sazonal, e com uma demanda razoavelmente constante é para atender a coordenação entre oferta e demanda.