Pharming

0
300

Última Atualização 13 de janeiro de 2021

QUESTÃO CERTA: Pharming é um ataque que possui como estratégia corromper o DNS e direcionar o endereço de um sítio para um servidor diferente do original.

Pharming é um tipo específico de phishing

Advertisement
 que envolve a redireção da navegação do usuário para sites falsos, por meio de alterações no serviço de DNS (Domain Name System). Neste caso, quando você tenta acessar um site legítimo, o seu navegador Web é redirecionado, de forma transparente, para uma página falsa. Esta redireção pode ocorrer:

  • Por meio do comprometimento do servidor de DNS do provedor que você utiliza;

  • Pela ação de códigos maliciosos projetados para alterar o comportamento do serviço de DNS do seu computador;

  • Pela ação direta de um invasor, que venha a ter acesso às configurações do serviço de DNS do seu computador ou modem de banda larga.

Prevenção:

  • Desconfie se, ao digitar uma URL, for redirecionado para outro site, o qual tenta realizar alguma ação suspeita, como abrir um arquivo ou tentar instalar um programa;

  • Desconfie imediatamente caso o site de comércio eletrônico ou Internet Banking que você está acessando não utilize conexão segura. Sites confiáveis de comércio eletrônico e Internet Banking sempre usam conexões seguras quando dados pessoais e financeiros são solicitados

  • Observe se o certificado apresentado corresponde ao do site verdadeiro

QUESTÃO: Pharming é um tipo de golpe em que há o furto de identidade do usuário e o golpista tenta se passar por outra pessoa, assumindo uma falsa identidade roubada, com o objetivo de obter vantagens indevidas. Para evitar que isso aconteça, é recomendada a utilização de firewall, especificamente, o do tipo personal firewall.

Vale destacar que trata  do IDENTITY THEFT = Furto de identidade. E o personal firewall bloqueia automaticamente a entrada de intrusos e protege a sua identidade e seus dados enquanto você estiver na Internet.

Engenharia social é termo utilizado para descrever um método de ataque, onde alguém faz uso da persuasão, muitas vezes abusando da ingenuidade ou confiança do usuário, para obter informações que podem ser utilizadas para ter acesso não autorizado a computadores ou informações.