Modelo Físico

0
2075

Última Atualização 13 de janeiro de 2021

QUESTÃO ERRADA: O modelo conceitual, que reflete uma estrutura simplificada do banco de dados, é responsável por registrar como os dados estão armazenados no sistema de gerenciamento de banco de dados (SGBD).

Se falou no modo como os dados estão armazenados detalhes do BD, já pode associar isso ao MODELO FÍSICO.

CONCEITUAL → modelo de dados de alto nível;

– Descreve os tipos de dados, entidades, atributos, relacionamentos e restrições;

– Representação fiel do ambiente observado;

– Independente de sua implementação, de tecnologia, do paradigma e do SGBD;

LÓGICO → modelo de dados representativo;

– Representa a estrutura de dados pela visão do usuário do SGBD;

– Independente de tecnologia e do SGBD;

– Dependente do paradigma do SGBD;

FÍSICO → modelo de dados de baixo nível;

 Descreve os detalhes de como os dados são fisicamente armazenados;

– Seleção de índice, formas de acesso e estrutura de armazenamento interno;

– Depende do paradigma e do SGBD;

QUESTÃO CERTA: O modelo físico leva em conta as limitações impostas pelo SGBD.

Modelo conceitual

A modelagem conceitual baseia-se no mais alto nível e deve ser usada para envolver o cliente. Os exemplos de modelagem de dados visto pelo modelo conceitual são mais fáceis de compreender, já que não há limitações ou aplicação de tecnologia específica. O diagrama de dados que deve ser construído aqui, chama-se Diagrama de Entidade e Relacionamento, onde deverá ser identificado todas as entidades e os relacionamentos entre elas. Este diagrama é a chave para a compreensão do modelo conceitual de dados.

Modelo lógico

O modelo lógico já leva em conta algumas limitações e implementa recursos como adequação de padrão e nomenclatura. Define as chaves primárias e estrangeiras. Deve ser criado levando em conta os exemplos de modelagem de dados criados no modelo conceitual.

Modelo físico

No modelo físico fazemos a modelagem física do modelo de banco de dados. Leva-se em conta as limitações impostas pelo SGBD escolhido e deve ser criado sempre com base nos exemplos de modelagem de dados produzidos no item anterior, modelo lógico.

QUESTÃO ERRADA: Um modelo físico é uma descrição de um banco de dados no nível de abstração visto pelo usuário do SGBD. Assim, esse modelo independe do SGBD que está sendo usado.

QUESTÃO CERTA: O diagrama de entidades e relacionamentos a seguir representa o modelo de um banco de dados sobre o qual é possível deduzir o nível de abstração usado na representação.

imagem-002.jpg

Considerando-se o diagrama acima, para sua implementação direta em um SGBD relacional, esse diagrama: deve ser transformado em um modelo físico.

Etapas para projetar um banco de dados:

Modelo Conceitual: Modelo Entidade-Relacionamento;

Modelo Lógico: Modelo Relacional;

Modelo Físico: Modelo de Dados Físico.

Modelo logico lida diretamente com os modelos relacionais e chaves primarias resultados do modelo conceitual. O modelo físico é feito com base nos modelos relacionais do modelo anterior.

Advertisement

A modelagem física já diz respeito à implementação propriamente dita. Nesta etapa, serão levadas em consideração particularidades do sistema de armazenamento, endereçamento, alocação física e outros conceitos técnicos nos quais você não precisa se aprofundar. 

Nesta etapa, são definidas sequências de comandos SQL que irão criar as tabelas, estruturas e ligações necessárias para obtermos nosso banco de dados. Somente para você ter uma ideia de como é que é essa linguagem, veja o trecho de código SQL a seguir que cria a tabela “Professor” em um banco de dados:

CREATE TABLE Professor(
CPF INT PRIMARY KEY,
Nome VARCHAR(100)
)

É fácil perceber que essa modelagem vai ser sim dependente de um SGBD específico e das estruturas de armazenamento utilizadas. Dessa maneira, também consideramos que o modelo físico tem o menor grau de abstração dos modelos representados.

QUESTÃO ERRADA: Os modelos conceitual, lógico e físico de banco de dados auxiliam no desenvolvimento de projetos de bancos de dados relacionais. A principal diferença entre os modelos físico e lógico é que este último não contém os atributos, mas somente as entidades e seus relacionamentos.

Memorizamos que as entidades (ex.: cliente, organização, carro etc.) são representados no modelo conceitual – via diagrama Entidade Relacionamento – por meio de um retângulo. Os atributos (CPF, CNPJ, placa etc.) são ilustrados por elipses e os relacionamentos (ex.: compra, emprega, transporta etc.) são designados por meio de losango (ou por meio de um simples traço). No modelo lógico, apesar de não termos essas 3 figuras geométricas, os atributos – que antes ficavam em elipses no modelo conceitual – no modelo lógico, ficam dentro do que se convencionou chamar de tabelas (que são retângulos subdivididos os quais albergam os atributos: CPF, CNPJ, placa etc.). Resposta: errado.