O Que É Modelo Conceitual? (com exemplos)

0
9148

Última Atualização 21 de março de 2021

COPESE-UFPI (2017):

QUESTÃO CERTA: Um modelo conceitual é uma descrição do banco de dados de forma independente de implementação em um sistema gerenciador de banco de dados.

IF-PA (2019):

QUESTÃO CERTA: Um modelo conceitual é uma descrição do banco de dados de forma independente de implementação em um SGBD.

FCC (2012):

QUESTÃO CERTA: O modelo conceitual de dados: é aquele em que os objetos, suas características e relacionamentos têm a representação fiel ao ambiente observado, independente de limitações quaisquer impostas por tecnologias, técnicas de implementação ou dispositivos físicos.

Modelo de dados é uma descrição formal da estrutura de um Banco de Dados. 

Modelo de dados Conceitual é um modelo de dados abstrato, que descreve a estrutura de um banco de dados de forma independente de um SGBD particular. O modelo conceitual registra que dados podem aparecer no banco de dados, mas não registra como estes dados estão armazenados a nível de SGBD;

A técnica mais difundida de modelagem conceitual é a abordagem entidade-relacionamento (ER); Um modelo conceitual é usualmente representado através de um diagrama, chamado diagrama entidade-relacionamento (DER).

CEBRASPE (2017):

QUESTÃO ERRADA: O modelo lógico do banco de dados é representado pelo diagrama entidade relacionamento.

O modelo CONCEITUAL do banco de dados é representado pelo diagrama de entidade-relacionamento.

Modelo conceitual – MER

Modelo logico – seleção da abordagem (rede, hierárquica, relacional)

Modelo físico – código, restrições do SGDB, implementação.

CEBRASPE (2010):

QUESTÃO ERRADA: Diferentemente de quando se define um modelo conceitual de dados, ao se definir um modelo lógico de dados deve-se levar em consideração o sistema de gerência de banco de dados (SGBD) no qual o banco de dados será implementado.

O modelo conceitual de dados, como o próprio nome sugere, tem por objetivo modelar os dados de acordo com suas definições conceituais impostas pelo negócio. No caminho que leva à implementação do banco de dados, a transformação do modelo conceitual em um modelo lógico já leva em consideração a forma como serão tratados pelo SGBD. O modelo lógico utilizado leva em consideração o modelo de dados que é implementado pelo SGBD e não o SGBD em si.

FEPESE (2010);

QUESTÃO CERTA: Assinale a alternativa que indica o (s) modelo (s) de projeto de BD que é (são) independente (s) do Sistema Gerenciador de Banco de Dados (SGBD) a ser adotado: Modelo conceitual apenas.

Um modelo conceitual é uma descrição do banco de dados que será projetado de forma independente da ferramenta computacional de SGBD. Esse modelo representa os dados de cada tabela sem se preocupar com a forma pela qual esses serão registrados no SGBD utilizado. A estrutura de cada tabela passa a ser referenciada como entidade, que compõe o esquema de banco de dados, porém, de forma independente do SGBD a ser utilizado.

Modelo conceitual. É a descrição do BD de maneira independente ao SGBD, ou seja, define quais os dados que aparecerão no BD, mas sem se importar com a implementação que se dará ao BD. Desta forma, há uma abstração em nível de SGBD.

Modelo lógico. Descreve o BD no nível do SGBD, ou seja, depende do tipo particular de SGBD que será usado. Não podemos confundir com o Software que será usado. O tipo de SGBD que o modelo lógico trata é se o mesmo é relacional, orientado a objetos, hierárquico, etc.

Advertisement

Modelo Físico. Leva em consideração limites impostos pelo SGBD (Sistema Gerenciador de Banco de dados) e pelos requisitos não funcionais dos programas que acessam os dados. Características:

QUESTÃO ERRADA: Um modelo conceitual é uma descrição de banco de dados de forma dependente de implementação num sistema de gerenciamento.

IESES (2016):

QUESTÃO ERRADA: Um modelo conceitual registra que dados podem aparecer no banco e como estes dados estão armazenados no SGBD.

UFMT (2017):

QUESTÃO CERTA: A modelagem conceitual de dados permite abstração sobre a técnica de implementação, oferecendo um mecanismo de captura da semântica dos dados.

CORRETA, pois nessa fase (conceitual) não precisamos nos importar com técnicas de implementação.

UFMT (2017):

QUESTÃO ERRADA: O modelo conceitual de dados, ao ser mapeado para o modelo físico de implementação, não necessita manter as restrições de integridade.             

No modelo conceitual ainda não precisamos nos importar com as restrições de integridade, porém no modelo físico as restrições de integridade devem ser obedecidas rigidamente!

CEBRASPE (2012):

QUESTÃO CERTA: O modelo conceitual representa as regras de negócio sem limitações tecnológicas ou de implementação e, por isso, é a etapa mais adequada para o envolvimento do usuário, que não precisa ter conhecimentos técnicos.

IESES (2012):

QUESTÃO CERTA: Representa as regras de negócio sem limitações tecnológicas ou de implementação, por isto é a etapa mais adequada para o envolvimento do usuário que não precisa ter conhecimentos técnicos. Neste modelo temos:

*Visão Geral do negócio.

*Facilitação do entendimento entre usuários e desenvolvedores.

*Possui somente as entidades e atributos principais.

*Pode conter relacionamentos n para m.

O texto acima trata das características do: Modelo conceitual.

O modelo conceitual é o primeiro esboço do modelo de banco de dados e por isso deve ser livre de restrições tecnológicas, usando termos que facilitem comunicação designer-usuário. É feito da forma mais simples e mais fiel ao mundo real possível por se tratar de uma parte do projeto na qual não está claro exatamente como o projeto de banco deve ser.

CEBRASPE (2016):

QUESTÃO ERRADA: Considerando a figura apresentada, que ilustra o modelo de um banco de dados hipotético, julgue o item que se segue.

A figura expõe um modelo lógico, uma vez que ele contém detalhes de implementação e é independente de um sistema gerenciador de banco de dados (SGBD).

O caso em questão é independente do SGBD, portanto, o modelo que o define é o modelo CONCEITUAL.