Granularidade data warehouse

0
811

Última Atualização 13 de janeiro de 2021

QUESTÃO CERTA: A granularidade de dados é uma questão crítica no projeto de um Data Warehouse (DW), pois afeta o volume de dados que reside no DW e, ao mesmo tempo, afeta o tipo de consulta que pode ser atendida. Considere:

I. Quanto mais detalhe existir, mais baixo será o nível de granularidade. Quanto menos detalhe existir, mais alto será o nível de granularidade.

II. Quando há um nível de granularidade muito alto, o espaço em disco e o número de índices necessários se tornam bem menores, mas há uma correspondente diminuição da possibilidade de utilização dos dados para atender a consultas detalhadas.

É correto afirmar que: a afirmativa I e a afirmativa II estão corretas e coerentes em relação ao nível de granularidade, espaço em disco e tipos de consultas em um DW.

QUESTÃO CERTA: Um Auditor da SEFAZ-BA, observando as necessidades da organização, propôs um Data Warehouse (DW) com as seguintes características: – na camada de dados resumidos ficam os dados que fluem do armazenamento operacional, que são resumidos na forma de campos que possam ser utilizados pelos gestores de forma apropriada. – Na segunda camada, ou no nível de dados históricos, ficam todos os detalhes vindos do ambiente operacional, em que se concentram grandes volumes de dados. Com esta organização, os tipos de consulta analítica de maior frequência acessariam os dados resumidos, mais compactos e de mais fácil acesso e, em situações em que seja necessário um maior nível de detalhe, utilizar-se-iam os dados históricos. O Auditor propôs um DW. O Auditor propôs um DW: com nível duplo de granularidade.

Advertisement

O chamado nível duplo de granularidade se enquadra nos requisitos da maioria das empresas. Existem basicamente duas camadas:

Na camada de dados resumidos ficam os dados que fluem do armazenamento operacional e são resumidos na forma de campos apropriados para a utilização de analistas e gerentes. 

Na segunda camada, nível de dados históricos, ficam todos os detalhes vindos do ambiente operacional. Há uma verdadeira montanha de dados nesse nível e, portanto, faz sentido armazenar dados em meios alternativos (fitas magnéticas, por exemplo).