Recebimento de vendas a prazo

0
560

Última Atualização 25 de janeiro de 2021

QUESTÃO CERTA: O recebimento de vendas a prazo é considerado um fato contábil permutativo, visto que ele não provoca alterações no patrimônio líquido da entidade e modifica apenas a composição do ativo circulante com o aumento das disponibilidades.

Fatos contábeis (ou fatos administrativos) são ocorrências que têm por efeito a alteração da composição do Patrimônio

O que é fato contábil permutativo? É aquele que não provoca alteração no Patrimônio Líquido, alterando apenas a composição qualitativa dos elementos pertencentes ao Patrimônio. Ex.: compra de uma máquina à vista – ocorre a permuta de um bem (dinheiro) por outro bem (máquina), ambos elementos do ativo. Ao analisar os fatos permutativos, observa-se que estes provocam variações estritamente qualitativas, isto é, modifica-se apenas a natureza dos elementos patrimoniais envolvidos.

Composição do ativo circulante e o aumento das disponibilidades: o ativo circulante é uma referência aos bens e direitos que podem ser convertidos em dinheiro em curto prazo. E disponibilidade são a caixa, bancos conta movimento e aplicações financeiras.

Portanto, em uma venda a pr azo ocorre a permuta de um bem por dinheiro em caixa (“perde-se o bem, mas o dinheiro do caixa aumenta”), o que constitui um fato contábil permutativo (não provoca alteração do patrimônio líquido).

Advertisement

QUESTÃO ERRADA: Considerando que uma empresa comercial venda mercadorias a prazo para receber o pagamento por meio de prestações que tragam juros embutidos no seu valor, julgue o item que se segue, relativos ao reconhecimento da receita por parte dessa empresa comercial: os juros serão reconhecidos como receitas financeiras ao longo do prazo da operação, tomando-se por base a taxa nominal de juros da operação.

Acredito que haja dois erros na questão: os juros serão receitas operacionais, e não financeiras, visto que decorrem de atividades usuais da companhia (venda de mercadorias). Além disso, não é de acordo com a taxa nominal, mas sim a taxa efetiva (CPC12).