DRE – Despesas Administrativas e Despesas Gerais

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QUESTÃO CERTA: Em despesas gerais e administrativas, devem estar registradas as despesas com salários e encargos sociais do pessoal empregado no departamento jurídico que exerça função de assessoramento da diretoria.

Despesas que não tem relação com a produção deverão ser classificadas como despesas gerais, quando há relação com a atividade fim iremos classificar como custos.

DRE

[…]

= Lucro bruto ou Resultado Operacional Bruto

(-) Despesas operacionais:

– Com vendas

– Financeiras

– Gerais e administrativas

– Outras despesas operacionais

+ Outras receitas operacionais

= Lucro ou prejuízo operacional líquido

[…]

Despesas gerais e administrativas

São despesas que ocorrem em função do funcionamento da empresa. Elas dão suporte para que a empresa atinja seus objetivos. São exemplo desse tipo de despesa:

Encargos trabalhistas;

Assistência médica;

Transporte;

Honorários da diretoria;

Amortização;

Exaustão;

Depreciação;

Alugueis

Água

Luz;

Telefone;

Material de expediente;

QUESTÃO CERTA: Em relação à elaboração da demonstração do resultado do exercício e de acordo com a legislação societária e pronunciamentos do CPC, julgue os itens. O modelo de demonstração do resultado do exercício apresentado abaixo utiliza a função das despesas como método para subclassificá-las.

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Despesas de vendas (600)

Despesas administrativas (300)

Outras despesas (300)

Percebe-se que elas estão subclassificadas

Sem a subclassificação ficaria:

Receita de vendas 10.000

Custo dos produtos vendidos (6.000)

Lucro bruto 4.000

Despesas (1.200)

Resultado antes dos tributos 2.800