Walrasiano

0
294

Última Atualização 13 de janeiro de 2021

QUESTÃO CERTA: Conforme o segundo teorema do bem-estar social, respeitando-se alguns pressupostos, toda alocação ótima, no sentido de Pareto, pode ser implementada como um equilíbrio walrasiano para um conjunto apropriado de preços.

QUESTÃO ERRADA: De acordo com o segundo teorema do bem-estar social, o equilíbrio geral Walrasiano é eficiente no sentido de Pareto.

Gabarito: ERRADO. É o primeiro teorema, não o segundo!

O Primeiro Teorema do Bem-Estar (1º TBE) para uma economia de trocas afirma que todo equilíbrio Walrasiano (competitivo) é também um equilíbrio de Pareto.

Segundo teorema da economia do bem-estar toma em consideração a questão da equidade e dos níveis de rendimento dos consumidores. Segundo este teorema, verificando-se determinados pressupostos, todas as situações de equilíbrio em termos de preferências dos consumidores são eficientes, independentemente das dotações iniciais de rendimento.

QUESTÃO CERTA: Considere que a função utilidade do consumidor do tipo Cobb-Douglas seja expressa na forma u = x1ax21 – a, em que x1 e x2 são as quantidades, respectivamente, dos bens 1 e 2, α ∈ (0,1) é um escalar e p

Advertisement
1 e p2 são os preços dos bens 1 e 2 respectivamente. Considerando que w seja a renda do consumidor, julgue o item que se segue, relativo à teoria do consumidor: Nessa situação, a função demanda walrasiana do bem x1 é igual a aw/P1.

Função utilidade: u = (X1^a)(X2^(1-a))

Então: f(X1) = (a.w)/((a+(1-a))p1) -> aw/p1

QUESTÃO ERRADA: O equilíbrio walrasiano com uma preferência que viole a não saciedade local atende ao primeiro teorema do bem-estar social.