QUESTÃO ERRADA: Durante o processo de reavaliação, não se deve registrar, no resultado do período, a variação do valor apurado no laudo que seja inferior ao valor contábil de uma classe de ativo.
40 se o valor contábil do ativo diminuir em virtude de reavaliação, essa diminuição deve ser reconhecida no resultado. No entanto, se houver saldo de reserva de reavaliação, a diminuição do ativo deve ser debitada diretamente ao patrimônio líquido contra a conta de reserva de reavaliação, até o seu limite.
CPC 27 Ativo Imobilizado
Os aumentos ou diminuições relativas à reavaliação de ativos terão como contrapartida, como regra, o resultado patrimonial do período, ou seja, uma variação patrimonial aumentativa ou diminutiva.
Observa-se que o MCASP/STN recorda a possibilidade de criação de “reserva de reavaliação” no patrimônio líquido (prevista nas normas internacionais de contabilidade do setor público), quando a reavaliação aumentar o valor do ativo. Mas tal situação somente é possível quando há um controle patrimonial avançado.