Utilidade marginal do consumo

0
593

Última Atualização 13 de janeiro de 2021

QUESTÃO CERTA: A utilidade marginal do consumo de determinada mercadoria é o acréscimo à utilidade total decorrente do consumo de uma unidade adicional dessa mercadoria.

QUESTÃO CERTA: Um aumento no consumo de um bem pode não aumentar o nível de utilidade de um indivíduo.

Se o consumo de um bem for acompanhado do decréscimo do consumo de outro bem, significa que o nível de utilidade ficará sobre a mesma curva de indiferença. Ou seja, para que exista alteração de utilidade, é preciso que haja um salto de uma curva de indiferença para outra. Caso o aumento do consumo de um bem, seja reflexo do deslocamento ao longo da mesma curva de indiferença não haverá mudança no nível de utilidade.

Via de regra todos os produtos têm utilidade marginal positiva. 

Exceção: Bens Maus – bens cuja utilidade marginal é negativa, ou seja, são bens que diminuem sua utilidade total. Ex.: produtos aos quais o consumidor é alérgico, lixo, entulho, etc. 

Advertisement

Utilidade é o nível de satisfação que temos ao consumir. A utilidade total é a soma das utilidades marginais. Quanto maior o consumo, menor o nível de satisfação. Chega um ponto em que o nível de satisfação se estabiliza, ou seja, não gera mais satisfação. Utilidade marginal são esses acréscimos de satisfação adquiridos com o consumo.

Quanto maior é o consumo de um bem, maior será a utilidade total.

Quanto maior é o consumo de um bem, menor será a utilidade marginal.

Ou seja, é possível que em determinado consumo a utilidade marginal seja nula.