Unitarista e Pluralista

0
271

Última Atualização 24 de dezembro de 2020

QUESTÃO CERTA: De acordo com a visão interacionista, nem todos os conflitos são prejudiciais a uma organização, havendo aqueles que proporcionam a consecução dos objetivos e o melhoramento do desempenho da equipe.

O conflito, na perspectiva das relações com os empregados, pode apresentar um caráter unitarista ou pluralista, a saber:

• Caráter unitarista: a organização é percebida como uma equipe que possui uma fonte comum de lealdade, um foco para os esforços de todos e um líder comum a todos. Há a imagem de que a organização é um todo integrado, possuindo estruturas de apoio e cooperação. Tanto os gerentes quanto os subordinados compartilham um interesse comum.

Advertisement

• Caráter pluralista: a organização é considerada como subgrupos que competem, tendo lealdade, metas e líderes próprios. Esses subgrupos certamente entraram em conflito. Na perspectiva pluralista, o conflito é aceito e até fomentado, em parte, pela própria estrutura organizacional. O conflito pode ser um agente para evolução, para mudanças internas e externas.