Transferir o risco

0
423

Última Atualização 8 de janeiro de 2021

QUESTÃO CERTA: Entre as figuras de Gerenciamento do Risco, sob o prisma do cliente (futuro segurado), a transferência do risco denomina-se: seguro.

QUESTÃO CERTA: Em relação aos riscos de projeto, no planejamento das respostas ao risco, a estratégia que está relacionada com a exigência de um seguro pelo contratante é: transferir o risco.

Transferir. A transferência de riscos é uma estratégia de resposta ao risco em que a equipe do projeto transfere o impacto de uma ameaça para terceiros, juntamente com a responsabilidade pela sua resposta. Transferir o risco simplesmente passa a responsabilidade de gerenciamento para outra parte, mas não o elimina.  A transferência de riscos quase sempre envolve o pagamento de um prêmio (seguro) à parte que está assumindo o risco.

QUESTÃO CERTA: Em uma dada situação de risco para um incidente de segurança, determinada organização decidiu não adotar controles, preferindo fazer um seguro para cobrir eventuais prejuízos no caso de ocorrência do incidente. Nesse exemplo foi adotado o tratamento de: transferir o risco;

Estratégias para riscos negativos ou ameaças:

Eliminar: Alterar o plano do projeto para eliminar totalmente o risco, protegendo os objetivos do projeto dos impactos deste risco eliminado.

Exemplo: Transferir a festa do campo para um salão coberto, eliminando o risco de chuva ou mal tempo.

Transferir: Transferir o risco para um terceiro, transferindo os impactos e a responsabilidade. É preciso ter em mente que o risco não é eliminado, e quase sempre envolve o pagamento de prêmios a parte que está assumindo o risco.

Exemplo: Contratação de um seguro de carro ou residência.

Advertisement

Mitigar: Reduzir a probabilidade ou impacto de um risco até um nível aceitável.

Exemplo: Ir ao banco sacar 100 mil reais no caixa eletrônico, acompanhado de seguranças fortemente armados e sair de lá em um carro blindado.

Aceitar: Quando não é possível aplicar nenhuma das outras estratégias, e a equipe do projeto decide correr o risco.

Estratégias para os riscos positivos ou oportunidades:

Explorar: É o desejo de garantir que a oportunidade aconteça e se concretize durante o projeto.

Exemplo: Certificar um profissional para a participação da empresa em uma licitação que exige tal certificação;

Compartilhar: Unir-se a um ou mais terceiros que tenham maior qualificação para capturar a oportunidade em benefício do projeto;

Exemplo: Montar um consórcio de empresas com parceiros que já tenham as qualificações exigidas para a participação em uma determinada licitação.

Melhorar: Procurar facilitar ou aumentar as possibilidades de que a oportunidade aconteça;

Exemplo: Finalizar o projeto atual dentro dos objetivos do cliente, pensando em futuras oportunidades de novos projetos.

Aceitar: Quando não é possível aplicar nenhuma das outras estratégias, e a equipe deseja a oportunidade, mas não tem o objetivo de aplicar esforços para que ela aconteça.