Última Atualização 19 de fevereiro de 2023
FGV (2022):
QIUESTÃO CERTA: Uma equipe de auditoria foi contratada para fazer um trabalho em que o objeto de auditoria foi mensurado, de acordo com os critérios aplicáveis, pela parte responsável (uma entidade pública) e as informações foram fornecidas à equipe. Tais informações constituem a única fonte de evidência a que a equipe de auditoria terá acesso para proporcionar uma base razoável para expressar uma conclusão. Nesse cenário, ao aceitar o trabalho, a equipe de auditoria deverá conduzi-lo conforme os Princípios Fundamentais de Auditoria do Setor Público (NBASP 100/ ISSAI 100), especificamente as normas relativas a trabalhos de: certificação.
Os trabalhos de auditoria no setor público podem ser classificados em dois tipos diferentes: trabalhos de certificação e trabalhos de relatório direto. O trechos destacados a seguir, conforme (NBASP 100/ ISSAI 100), mostram as informações necessárias para solucionar a questão proposta:
Existem dois tipos de trabalho:
– Nos trabalhos de certificação a parte responsável mensura o objeto de acordo com os critérios e apresenta a informação do objeto, sobre a qual o auditor então obtém evidência de auditoria suficiente e apropriada para proporcionar uma base razoável para expressar uma conclusão.
– Nos trabalhos de relatório direto, é o auditor quem mensura ou avalia o objeto de acordo com os critérios. O auditor seleciona o objeto e os critérios, levando em consideração risco e materialidade. O resultado da mensuração do objeto, de acordo com os critérios, é apresentado no relatório de auditoria na forma de achados, conclusões, recomendações ou de uma opinião. A auditoria do objeto pode também proporcionar novas informações, análises ou novas perspectivas.
- As auditorias Financeiras são sempre trabalhos de certificação, uma vez que são baseadas em informações financeiras apresentadas pela parte responsável.
- As auditorias operacionais são, normalmente, trabalhos de relatório direto.
- As auditorias de conformidade podem ser trabalhos de certificação Advertisement
ISSAI 100
Tipos de auditoria
- Financeira → sempre é trabalho de certificação
- Conformidade → pode ser certificação, relatório direto ou ambos
- Operacional → geralmente é relatório direto
Tipos de trabalho
- Certificação → a parte responsável mensura o objeto e o auditor obtém evidências para expressar uma conclusão
- Relatório Direto → auditor mensura ou avalia o objeto
Ex.
- foi mensurado pela parte responsável (uma entidade pública) ➜ de certificação;
- foi mensurado pelo próprio auditor ➜ relatório direto.
FGV (2023):
QUESTÃO CERTA: Em referência à norma ISSAI 100 – Princípios fundamentais de auditoria do setor público, o Manual de Auditoria Financeira do Tribunal de Contas da União (TCU) destaca os dois tipos de trabalho de auditoria, a saber: trabalhos de certificação e trabalhos de relatório direto. Ao aceitar uma proposta para realizar um trabalho de certificação, o auditor deve considerar que, neste tipo de trabalho: a parte responsável é quem avalia o objeto de acordo com os critérios.