Caderno de Prova

Todos Princípios Orçamentários (com exemplos)

Princípios Orçamentários:

FGV (2024):

QUESTÃO CERTA: Os princípios orçamentários visam estabelecer regras básicas, a fim de conferir racionalidade, eficiência e transparência aos processos de elaboração, execução e controle do orçamento público. MTO, 2024, pg.16. Sobre tais regras básicas, relacione os itens a seguir.

1. Princípio da Totalidade

2. Princípio da Universalidade

3. Princípio da Exclusividade

(2) A LOA de cada ente federado deverá conter todas as receitas e as despesas de todos os Poderes, órgãos, entidades, fundos e fundações instituídas e mantidas pelo poder público.

(1) Uma única LOA em cada exercício financeiro, dentro de cada nível federativo.

(3) À exceção da autorização para abertura de créditos suplementares e da contratação de operações de crédito, a LOA deve incorporar apenas a receita prevista e a despesa fixada.

Assinale a opção que apresenta a relação correta, na ordem apresentada: 2 – 1 – 3.

RBO (2022):

QUESTÃO CERTA: Das alternativas abaixo, aquela cujo princípio orçamentário determina que a execução das ações deverá estar no nível mais próximo de seus beneficiários para que a cobrança dos resultados seja mais efetiva: princípio da descentralização.

Advertisement

Instituto AOCP (2019):

QUESTÃO CERTA: De um modo objetivo, pode-se afirmar que os princípios orçamentários são aquelas regras fundamentais que operam como norteadoras da prática orçamentária. Ao analisar os princípios orçamentários, é possível dividi-los em duas categorias distintas: os princípios orçamentários clássicos (ou tradicionais) e os princípios orçamentários modernos (ou complementares). Assinale a alternativa que apresenta alguns dos princípios orçamentários modernos: Princípio da simplificação, princípio da descentralização e princípio da responsabilização.

CEBRASPE (2018):

QUESTÃO ERRADA: Princípios orçamentários são regras constitucionais que norteiam a elaboração da proposta orçamentária.

Nem todos princípios constam na Constituição (são regras constitucionais). Muitos deles estão em leis e outros são definidos apenas pela doutrina.

Banca própria UFOP (2017):

QUESTÃO CERTA: São princípios orçamentários, exceto:

A) Unidade.

B) Legalidade.

C) Confiabilidade.

D) Publicidade.

NCE-UFRJ (2010):

QUESTÃO CERTA: Martins da Silva os classifica em princípios orçamentários gerais e princípios orçamentários específicos e ainda classifica os princípios orçamentários gerais em substanciais e formais. Os princípios orçamentários substanciais são: anualidade, unidade, universalidade, equilíbrio e exclusividade.

“Segundo o referido professor (Lino Martins da Silva – 2008), os princípios objetivam assegurar o cumprimento dos fins a que se propõe o orçamento, o qual é dividido em duas partes, receitas e despesas, tanto no aspecto jurídico como no aspecto contábil. Em decorrência disso, os princípios podem ser resumidos em dois aspectos: gerais e específicos.

Os princípios gerais são relacionados tanto a receita quanto a despesa. Podem ser materiais ou formais.

Materiais ou substanciais: são os relacionados à essência do processo orçamentário. São eles: equilíbrio, exclusividade, universalidade, unidade, anualidade. Atualmente, acrescento os seguintes princípios: orçamento bruto, quantificação dos créditos orçamentários e proibição do estorno.

Formais ou de apresentação: dizem respeito a formalidades, as quais não alteram o conteúdo da LOA: especificação, publicidade, clareza, uniformidade e precedência. Acrescento os princípios da programação e da legalidade.
Já os princípios específicos são relacionados apenas à receita: princípio da não afetação de receitas e da legalidade de tributação.”

FONTE: Prof. Sérgio Mendes.

FV (2013):

QUESTÃO CERTA: “Orçamento Público é um instrumento de planejamento anual em que o governo define todas as fontes de recursos, bem como todas suas aplicações pelos valores totais, não apresentando matéria estranha às receitas e despesas, tendo em uma única lei a aprovação dos orçamentos fiscal, da seguridade social e de investimentos em empresas estatais.” (SILVA, Lino Martins da,) O conceito destacado apresenta quatro dos cinco princípios orçamentários gerais de receita e despesa definidos como básicos substanciais, faltando apenas o princípio denominado: equilíbrio.

CEBRASPE (2024):

QUESTÃO CERTA: São absolutos, ou seja, não admitem exceções, os princípios orçamentários

A) da exclusividade e da anualidade.

B) do orçamento bruto e da exclusividade. 

C) da unidade de caixa e do equilíbrio. 

D) do orçamento bruto e da unidade orçamentária.

E) da anualidade e da universalidade. 

“A alternativa A está incorreta, pois o princípio da universalidade é excepcionado no art. 3º da Lei nº 4.320/1964: “Art. 3º A Lei de Orçamento compreenderá todas as receitas, inclusive as de operações de crédito autorizadas em lei. Parágrafo único. Não se consideram para os fins deste artigo as operações de crédito por antecipação da receita, as emissões de papel-moeda e outras entradas compensatórias, no ativo e passivo financeiros”.

A alternativa B está incorreta, pois a autorização para abertura de créditos suplementares e contratação de operações de crédito, ainda que por antecipação de receita, são exceções ao princípio da exclusividade, conforme art. 165, § 8º, da CF: “A lei orçamentária anual não conterá dispositivo estranho à previsão da receita e à fixação da despesa, não se incluindo na proibição a autorização para abertura de créditos suplementares e contratação de operações de crédito, ainda que por antecipação de receita, nos termos da lei”.

A alternativa C está incorreta, pois o princípio da exclusividade comporta exceções, conforme comentários à alternativa B.

A alternativa D está correta, pois os dois princípios não comportam exceções, sendo previstos, respectivamente, nos arts. 6º e 2º da Lei nº 4.320/1964: “Art. 6º Tôdas as receitas e despesas constarão da Lei de Orçamento pelos seus totais, vedadas quaisquer deduções. (…) Art. 2º A Lei do Orçamento conterá a discriminação da receita e despesa de forma a evidenciar a política econômica financeira e o programa de trabalho do Govêrno, obedecidos os princípios de unidade universalidade e anualidade”.

A alternativa E está incorreta, pois o princípio da unidade de caixa é excepcionado pela criação dos fundos especiais, conforme art. 71 da Lei nº 4.320/1964: “Artigo 71. Constitui fundo especial o produto de receitas especificadas que, por lei, se vinculam à realização de determinados objetivos ou serviços, facultada a adoção de normas peculiares de aplicação”.”

Fonte: Estratégia Concursos.

Advertisement
Sair da versão mobile