Caderno de Prova

Todos Princípios Orçamentários (com exemplos)

Princípios Orçamentários:

RBO (2022):

QUESTÃO CERTA: Das alternativas abaixo, aquela cujo princípio orçamentário determina que a execução das ações deverá estar no nível mais próximo de seus beneficiários para que a cobrança dos resultados seja mais efetiva: princípio da descentralização.

Instituto AOCP (2019):

QUESTÃO CERTA: De um modo objetivo, pode-se afirmar que os princípios orçamentários são aquelas regras fundamentais que operam como norteadoras da prática orçamentária. Ao analisar os princípios orçamentários, é possível dividi-los em duas categorias distintas: os princípios orçamentários clássicos (ou tradicionais) e os princípios orçamentários modernos (ou complementares). Assinale a alternativa que apresenta alguns dos princípios orçamentários modernos: Princípio da simplificação, princípio da descentralização e princípio da responsabilização.

CEBRASPE (2018):

QUESTÃO ERRADA: Princípios orçamentários são regras constitucionais que norteiam a elaboração da proposta orçamentária.

Nem todos princípios constam na Constituição (são regras constitucionais). Muitos deles estão em leis e outros são definidos apenas pela doutrina.

Banca própria UFOP (2017):

QUESTÃO CERTA: São princípios orçamentários, exceto:

A) Unidade.

B) Legalidade.

C) Confiabilidade.

D) Publicidade.

NCE-UFRJ (2010):

QUESTÃO CERTA: Martins da Silva os classifica em princípios orçamentários gerais e princípios orçamentários específicos e ainda classifica os princípios orçamentários gerais em substanciais e formais. Os princípios orçamentários substanciais são: anualidade, unidade, universalidade, equilíbrio e exclusividade.

“Segundo o referido professor (Lino Martins da Silva – 2008), os princípios objetivam assegurar o cumprimento dos fins a que se propõe o orçamento, o qual é dividido em duas partes, receitas e despesas, tanto no aspecto jurídico como no aspecto contábil. Em decorrência disso, os princípios podem ser resumidos em dois aspectos: gerais e específicos.

Os princípios gerais são relacionados tanto a receita quanto a despesa. Podem ser materiais ou formais.

Materiais ou substanciais: são os relacionados à essência do processo orçamentário. São eles: equilíbrio, exclusividade, universalidade, unidade, anualidade. Atualmente, acrescento os seguintes princípios: orçamento bruto, quantificação dos créditos orçamentários e proibição do estorno.

Formais ou de apresentação: dizem respeito a formalidades, as quais não alteram o conteúdo da LOA: especificação, publicidade, clareza, uniformidade e precedência. Acrescento os princípios da programação e da legalidade.
Já os princípios específicos são relacionados apenas à receita: princípio da não afetação de receitas e da legalidade de tributação.”

FONTE: Prof. Sérgio Mendes.

FV (2013):

QUESTÃO CERTA: “Orçamento Público é um instrumento de planejamento anual em que o governo define todas as fontes de recursos, bem como todas suas aplicações pelos valores totais, não apresentando matéria estranha às receitas e despesas, tendo em uma única lei a aprovação dos orçamentos fiscal, da seguridade social e de investimentos em empresas estatais.” (SILVA, Lino Martins da,) O conceito destacado apresenta quatro dos cinco princípios orçamentários gerais de receita e despesa definidos como básicos substanciais, faltando apenas o princípio denominado: equilíbrio.

Advertisement
Sair da versão mobile