Custo amortizado:
Ex: você tem um título de 10.000,00 que lhe rende juros de 500,00 durante determinado período. Na data da mensuração, o valor justo deles é 12.000. Qual valor uso para mensurar, o justo ou custo + juros? Resposta: O custo + juros. Como ele valia 10.000, e agora vale 10.500, faz o reconhecimento da receita
D Título (aumenta o valor do título) 500
C Receita Fin 500
Mensurado ao valor justo por meio do resultado:
Ex: você tem um título de 10.000,00 que lhe rende juros de 500,00 durante determinado período. Na data da mensuração, o valor justo deles é 12.000. Qual valor uso para mensurar, o justo ou custo + juros? Resposta: O justo. Logo, há duas coisas a se fazer: primeiro reconhecer a receita de 500. Depois, reconhecer um ajuste ao valor justo. Esse ajuste vai para a DRE (sendo receita, nesse caso).
Pela receita
D Título (aumenta o valor do título) 500
C Receita Fin 500
Pelo Ajuste a Valor Justo
D Título (aumenta o valor do título) 1500
C Receita Fin 1500
Mensurado ao valor justo por meio de outros resultados abrangentes:
Ex: você tem um título de 10.000,00 que lhe rende juros de 500,00 durante determinado período. Na data da mensuração, o valor justo deles é 12.000. Qual valor uso para mensurar, o justo ou custo + juros? Resposta: O justo. Novamente, há duas coisas a se fazer: primeiro reconhecer a receita de 500. Depois, reconhecer um ajuste ao valor justo. A diferença do caso anterior é que esse ajuste vai direto para o PL, usando-se Ajuste de Avaliação Patrimonial – AAP,
Pela receita
D Título (aumenta o valor do título) 500
C Receita Fin 500
Pelo Ajuste a Valor Justo
D Título (aumenta o valor do título) 1500
C Ajuste de Avaliação Patrimonial (aumenta o PL) 1500
QUESTÃO ERRADA: Se esse título for mensurado pelo método do custo amortizado, os juros contratuais e a diferença entre os juros contratuais e as variações decorrentes da marcação a mercado do título deverão ser reconhecidos no resultado.
Realmente, os juros contratuais vão para o resultado (primeiro exemplo, é a receita fin). Mas não existem variações decorrentes da marcação a mercado (isso é o valor justo), nesse caso, pois ele é mensurado pelo custo e não ao valor justo. Essa alternativa trata do título mensurado ao valor justo por meio do resultado.
QUESTÃO ERRADA: Se esse título for mensurado pelo método do valor justo por meio do resultado, deverá ser reconhecida no resultado a diferença entre os juros contratuais e as variações decorrentes da marcação a mercado do título, mas não os juros contratuais.
Errado – Os juros contratuais devem ser reconhecidos em qualquer caso, conforme exemplos.
QUESTÃO ERRADA: Se esse título for mensurado pelo método do valor justo por meio do resultado, os juros contratuais deverão ser reconhecidos no resultado, mas não a diferença entre os juros contratuais e as variações decorrentes da marcação a mercado do título.
Errado – Tanto os juros quanto a diferença entre eles e o valor justo (marcação a mercado) devem ser reconhecidos, conforme segundo exemplo.
QUESTÃO CERTA: Se esse título for mensurado pelo método do custo amortizado, deverão ser reconhecidos no resultado os juros contratuais, mas não a diferença entre os juros contratuais e as variações decorrentes da marcação a mercado do título.
Certo. É isso aí mesmo. É o primeiro exemplo, no qual só se reconhecem os juros. O título é avaliado pelo custo e não pelo valor justo. Logo, não há que se fazer ajuste nenhum em seu valor.
QUESTÃO ERRADA: Se esse título for mensurado pelo método do valor justo por meio dos outros resultados abrangentes, deverá ser reconhecida no resultado a diferença entre os juros contratuais e as variações decorrentes da marcação a mercado do título, mas não os juros contratuais.
Errado – Por dois motivos: primeiro, você reconhece tanto os juros como as variações, conforme terceiro exemplo. E segundo, o reconhecimento é no PL e não no resultado como afirma a alternativa.