Tipos de correspondência

0
2307

Última Atualização 25 de janeiro de 2021

QUESTÃO CERTA: Os tipos de correspondências existentes são: oficial, comercial e particular.

Quanto aos tipos de correspondência, podem-se destacar:

1) Particular, familiar ou social: trocada entre particulares. Os assuntos são particulares, íntimos, pessoais.

2) Bancária: trata de assuntos relacionados a vida bancária.

3) Comercial: ocupa-se de transação comercial ou industrial.

4) Oficial: tem origem no serviço público, civil ou militar

QUESTÃO CERTA: Correspondência é a forma de comunicação escrita que é estabelecida entre pessoas – físicas ou jurídicas – para tratar de assuntos de mútuo interesse.

QUESTÃO CERTA: Quanto ao destino e à procedência, pode-se classificar a correspondência em externa e interna.

QUESTÃO CERTA: Correspondência particular é aquela de interesse pessoal de servidores de uma instituição. 

QUESTÃO CERTA: Considera-se correspondência toda e qualquer forma de comunicação escrita, produzida e destinada a pessoas jurídicas ou físicas, bem como aquelas que se processam entre órgãos e servidores de uma instituição. 

QUESTÃO CERTA: Correspondência oficial é aquela que trata de assunto de serviço ou de interesse específico das atividades de uma instituição e pode vir com as indicações de confidencial, reservado, particular ou equivalente. 

Advertisement

QUESTÃO CERTA: Correspondência empresarial – É aquela por meio da qual as empresas se comunicam com pessoas físicas ou jurídicas tendo em vista as mais diversas finalidades. 

 

QUESTÃO CERTA: Requisitos – São exigências para qualquer modalidade de correspondência correção linguística, simplicidade, objetividade, clareza, concisão, elegância, coesão, coerência e cortesia. 

 

QUESTÃO CERTA: Correspondência particular –  É aquela que se dá entre pessoas físicas, podendo ter ou não caráter de intimidade. 

 

QUESTÃO CERTA: Correspondência oficial – É a que ocorre entre órgãos da administração direta e indireta do serviço público, civil ou militar, nos âmbitos municipal, estadual ou federal.