Última Atualização 24 de dezembro de 2020
QUESTÃO CERTA: Entre as técnicas de seleção de pessoal inclui-se a aplicação de testes psicométricos, os quais constituem uma medida objetiva e padronizada de amostra de comportamento no que se refere às aptidões das pessoas.
Teste Psicológicos também conhecidos como testes psicométricos, são aplicados para medir o desenvolvimento mental das pessoas, suas aptidões, habilidades, conhecimentos etc. São usados como uma medida de desempenho sob condições PADRONIZADAS e baseiam-se em amostras estatísticas de comparação.
“Os testes psicométricos constituem uma medida objetiva e estandartizada de uma amostra de comportamento, personalidade ou aptidão dos indivíduos”. Apresentam 3 características, a saber:
Preditor: capacidade de oferecer resultados capazes de servir como prognósticos para o desempenho do cargo;
Validade: capacidade do teste de aferir exatamente aquela variável que se pretende medir;
Precisão: capacidade de apresentar resultados semelhantes, em várias aplicações, no mesmo indivíduo.”
QUESTÃO CERTA: Uma importante característica das técnicas de seleção é o fato delas possibilitarem prever antecipadamente o comportamento do candidato, no desempenho futuro do cargo, em função dos resultados que ele alcançou quando foi submetido àquelas técnicas. O nome dessa característica é: preditor.
Tem a característica de predizer um comportamento futuro.
QUESTÃO ERRADA: Os testes psicométricos são técnicas que criam situações para os candidatos interagirem e participarem ativamente, de modo a ser avaliado o comportamento social em situações pré-selecionadas.
Os testes psicométricos focalizam principalmente aptidões. Servem para determinar o quanto eles estão presentes em cada pessoa, com a finalidade de prever o seu comportamento em determinadas formas de trabalho.
Os testes psicométricos constituem uma medida objetiva e padronizada de uma amostra do comportamento do que se referem às aptidões da pessoa. Os testes psicométricos são utilizados como uma medida de desempenho e se baseiam em amostras estatísticas de comparação, sendo aplicados sob condições padronizadas. Os resultados dos testes de uma pessoa são comparados com padrões de resultados em amostras representativas para obter resultados em percentual.