Última Atualização 13 de janeiro de 2021
QUESTÃO CERTA: De acordo com a teoria quantitativa da moeda, uma elevação da quantidade de moeda somente eleva o produto nominal.
A Teoria Quantitativa da Moeda argumenta que o nível dos preços é determinado pela quantidade de moeda na economia e pela velocidade de circulação da moeda.
Dentro desta teoria a moeda é como se fosse um véu que envolve a economia sem, no entanto, produzir efeitos reais na alocação de recursos. A moeda é meramente um meio de troca e um aumento na sua oferta teria como único efeito a produção de inflação, isto é, aumento nominal de preços ou elevação do produto nominal.
A TQM é a teoria utilizada pelos economistas clássicos e neoclássicos para explicar a razão que medidas de expansão monetárias, por parte dos bancos centrais, são inócuas para estimular a economia. Dessa forma, não há crescimento real do produto, isto é, traduzido em aumento no número de bens e serviços, mas apenas crescimento nominal, como a inflação, que é o aumento do nível geral de preços.
QUESTÃO ERRADA: Segundo a teoria quantitativa da moeda, a moeda não possui efeitos temporários sobre a economia, estabelecendo, dessa forma, a sua neutralidade tanto no curto prazo quanto no longo prazo.
Errada – segundo a TQM, a moeda não possui efeitos permanentes sobre a economia; variação na qtd de moeda só afeta o produto da economia no curto prazo.
Parte superior do formulário
QUESTÃO CERTA: De acordo com a teoria quantitativa da moeda, como a velocidade de circulação e o produto potencial não dependem da quantidade de moeda, no longo prazo, o aumento percentual nos preços é igual ao aumento percentual na oferta monetária.
Se M . V = P . T
M = quantidade de moeda (oferta de moeda)
V = velocidade de circulação da moeda → é constante
P = nível de preços
T = quantidade de transações ocorridas no sistema econômico → é constante
A questão afirma que a velocidade de circulação e o produto potencial não dependem da quantidade de moeda, no longo prazo -> CERTO
Considerando a fórmula, se uma variação percentual do preço, por exemplo, 10%, também teremos um aumento percentual de 10% na oferta de moeda (pois os outros dois termos são constantes).