Teoria do Empreendimento

0
1743

Última Atualização 25 de janeiro de 2021

QUESTÃO ERRADA: A teoria da entidade, em contraposição à teoria do fundo, aborda a necessidade de divulgação da demonstração do valor adicionado e do balanço social por empresas de grande e de médio porte.

A Teoria do Empreendimento, também denominada de Teoria Empresarial, foi proposta por Suojanen (1954) a partir da visão da organização como um ente social que exerce influência sobre vários setores da sociedade.

Nesse sentido, a sociedade é vista como um centro de tomada de decisões que afeta as pessoas que dela participam, quer sejam acionistas, empregados, credores, consumidores ou órgãos governamentais. Essa visão é corroborada por Niyama e Silva, segundo os quais essa teoria considera que a Contabilidade deve estar voltada para outros usuários como, por exemplo, empregados, governo, entidades r eguladoras e público em geral. Essa teoria, segundo os autores, tem sido utilizada para justificar a publicação da demonstração do valor adicionado e do balanço social por parte das empresas, tendo em vista a necessidade de justificar as ações sociais da entidade.

Advertisement

Assim, concluem os autores, a Teoria do Empreendimento possui uma visão diferente do resultado, considerando juros, dividendos e salários como sendo sua distribuição. Do exposto, percebe-se que é a teoria empresarial e não a teoria da entidade que aborda a necessidade de divulgação da demonstração do valor adicionado e do balanço social por empresas de grande e de médio porte.

DVA é obrigatória para companhia aberta.