Teoria do campo de forças

0
575

Última Atualização 8 de janeiro de 2021

QUESTÃO CERTA: A teoria do campo de forças é amplamente utilizada no processo de mudança organizacional. 

Parte superior do formulário

Análise do Campo de Forças

O conceito por trás dessa ferramenta é de que um comportamento qualquer é derivado do equilíbrio, ou não, de duas forças opostas. Dessa maneira, para cada situação existiriam as forças propulsoras, que estimulariam aquele comportamento, e as forças restritivas, que se oporiam àquele comportamento.

O que Lewin disse, então, é que se uma força for maior do que a outra, influenciará o comportamento nessa direção. Portanto, em uma empresa, utilizamos essa ferramenta para entender quais são os fatores favoráveis e quais são contrários a qualquer decisão que necessitamos tomar.

Dessa maneira, não só entendemos quais são as forças que operam em uma situação como facilitamos o trabalho de superar as resistências das pessoas ou grupos contrários.

QUESTÃO CERTA: Ao longo do tempo, diferentes teorias se sucederam para explicar, sob diferentes abordagens, o fenômeno da motivação. Entre elas, a Teoria de Campo, desenvolvida por Kurt Lewin, segundo a qual o comportamento é função ou resultado da interação entre a pessoa e o ambiente que a rodeia. 

Parte superior do formulário

QUESTÃO CERTA: Processos de mudança organizacionais são geralmente motivados por uma reação ao campo de forças existente dentro da própria empresa, com o intuito de impedir que as forças de destruição superem as forças de desenvolvimento. 

Advertisement

O que determina o estágio de desenvolvimento da organização é o resultado da diferença entre as forças de Deterioração e de Desenvolvimento. Quanto maiores as forças de deterioração, mais próximo a organização vai estar da morte. Quanto maiores as forças de desenvolvimento, mais próximo a organização estará de estágios superiores.

 As organizações estão inseridas num ambiente dinâmico e evolutivo. As forças vindas do ambiente tendem a deteriorar as condições organizacionais provocando perda de vantagem competitiva. Diante disso, as organizações precisam responder à essa situação. Uma forma usual de resposta se dá por meio da implementação de programas de avaliação e melhoria de desempenho. As implementações bem-sucedidas compensam as forças de deterioração vindas do ambiente e criam condições favoráveis para o aumento da competitividade e para o desenvolvimento da organização.

 Parte superior do formulário