Teoria das firmas

0
249

Última Atualização 13 de janeiro de 2021

QUESTÃO ERRADA: Caso a receita esteja abaixo do custo total médio, a firma deverá encerrar as suas atividades;

Uma empresa deve suspender suas operações quando a Receita Total for inferior ao CUSTO VARIÁVEL MEDIO. Não tem receita para cobrir o custo variável e tem como prejuízo não só o excedente do custo variável, mas todo custo fixo.

QUESTÃO ERRADA: Uma firma com custos marginais crescentes e receita marginal decrescente terá dois pontos ótimos para produção;

QUESTÃO ERRADA: O ponto onde a curva de custo marginal intercepta a curva de custo variável médio é o ponto de custo variável médio máximo;

A curva de CMG intercepta as curvas de Custo Variável Médio e Custo Total Médio em seus pontos de mínimo.

QUESTÃO ERRADA: A diferença entre o custo marginal e o custo total médio é o custo fixo médio;

QUESTÃO CERTA: Uma firma minimiza seu custo total médio ao produzir uma quantidade de bens que iguala seu custo total médio e seu custo marginal.

QUESTÃO ERRADA: Quando a receita marginal de uma empresa perfeitamente competitiva for igual ao custo marginal, o lucro total no curto prazo dessa empresa será maximizado, ou seja, se a empresa estiver no seu melhor nível de produção de curto prazo e o preço estiver menor que o custo variável médio, então o empresário minimizará suas perdas mantendo sua produção no mesmo nível.

A firma monopolista, assim como a firma competitiva, só deve encerrar suas atividades no curto prazo quando, ao Rmg = Cmg, o preço for inferior ao custo variável médio (P<CVme). A explicação é que a firma obtém menos receita do que deve pagar de CV, uma vez que a receita média<CV, além de arcar com os custos fixos (RT- CV). Isso vale para qualquer estrutura de mercado. No longo prazo, ela encerrará as atividades se P<Cme, uma vez que em longo prazo CVme=Cme.

Advertisement

QUESTÃO ERRADA: Caso o preço de mercado de uma empresa esteja tão baixo que a receita total seja inferior ao custo total, essa empresa deve encerrar as atividades, ao invés de incorrer em prejuízo.

No caso de as receitas serem maiores do que os custos variáveis, mas inferiores aos custos totais, vale a pena para a empresa produzir no curto prazo, em vez de encerrar suas atividades, mesmo incorrendo em prejuízo.

Isso ocorre porque a empresa consegue pagar os custos variáveis e parte dos custos fixos. Em teoria, quanto mais produzir, mais ela estará cobrindo os custos fixos até o ponto que passará a ter lucro.