Teoria da Hierarquia das necessidades

0
165

Última Atualização 8 de janeiro de 2021

QUESTÃO CERTA: Segundo a teoria motivacional baseada na hierarquia das necessidades, quando o ser humano satisfaz suas necessidades mais básicas, a busca pela satisfação de outras mais elevadas passa a predominar em seu comportamento.

Estas necessidades são diversas e Maslow as classificou em uma hierarquia, desde as mais básicas, como as fisiológicas e de segurança, como as de nível superior (estima e autorrealização), conforme os 5 níveis abaixo:
1) Fisiológicas->Salário Básico, comida, água
2) Segurança->Trabalho seguro, sem poluição
3) Sociais->Amigos, bom ambiente de trabalho
4) Estima->Reconhecimento, status
5) Auto-realização->Crescimento profissional
O ponto chave desta teoria é exatamente a hierarquia destas necessidades. A teoria diz que as necessidades devem ser satisfeitas em uma ordem, ou seja, é necessário suprir as necessidades fisiológicas (as mais básicas) antes que deva existir um trabalho de atendimento das necessidades de estima.

Advertisement

A ideia de hierarquia surge porque, segundo a teoria, o indivíduo não vai se sentir estimulado a suprir uma necessidade se a necessidade anterior não for satisfeita. 

Segundo Maslow, as necessidades humanas estão organizadas e dispostas em níveis, em hierarquia de importância que formam uma pirâmide. Na sua base estão as necessidades mais básicas (fisiológicas e de segurança), e, no topo, as necessidades mais elevadas (as necessidades de autorrealização).