CPC 46
Técnicas de avaliação:
1. Abordagem de mercado: Utilização de preços observáveis e de outras informações relevantes geradas por transações no mercado envolvendo ativos idênticos ou comparáveis (ou passivos).
Exemplos: cotações, precificação por matriz.
2. Abordagem de receita: Técnica que converte montantes futuros (caixa ou lucros) em um único valor presente (descontado).
Exemplos: técnica de valor presente, modelos de precificação de opções, método dos ganhos excedentes em múltiplos períodos.
3. Abordagem de custo: Valor que seria necessário atualmente para substituir a capacidade de serviço do ativo (custo de substituição ou de reposição)
Ajuste por obsolescência;
“O custo de reposição é geralmente utilizado para ativos tangíveis”.
QUESTÃO CERTA: A abordagem de receita é uma técnica de mensuração do valor justo que reflete as expectativas de mercado atuais, em relação a valores que serão gerados no futuro pelos itens que estão sendo avaliados.
QUESTÃO CERTA: Na ausência de um valor observável, o valor justo de um ativo pode ser apurado pela abordagem da receita ou pela abordagem do mercado.
QUESTÃO CERTA: Abordagem de mercado, abordagem de custo e abordagem de receita são técnicas de avaliação amplamente utilizadas para estimar o valor justo.
QUESTÃO ERRADA: A utilização de custos de reposição correntes para mensuração do valor justo é compatível com a técnica de avaliação abordagem de receita.
Item B 8. A abordagem de custo reflete o valor que seria necessário atualmente para substituir a capacidade de serviço de ativo (normalmente referido como custo de substituição/reposição atual).
QUESTÃO ERRADA: A utilização de preços de cotação para ativos idênticos ou similares ao ativo objeto de mensuração a valor justo é compatível com a técnica de avaliação abordagem de resultado.
Item 5. A abordagem de mercado utiliza preços e outras informações relevantes geradas por transações de mercado envolvendo ativos, passivos ou grupo de ativos e passivos – como, por exemplo, um negócio – idêntico ou comparável (ou seja, similar).
QUESTÃO CERTA: A utilização de preços de cotação para ativos idênticos ou similares ao ativo objeto de mensuração a valor justo é compatível com a técnica de avaliação abordagem de mercado.
Item 5. A abordagem de mercado utiliza preços e outras informações relevantes geradas por transações de mercado envolvendo ativos, passivos ou grupo de ativos e passivos – como, por exemplo, um negócio – idêntico ou comparável (ou seja, similar).
QUESTÃO ERRADA: A utilização de conversão de fluxos de caixa futuros a valor presente, por meio de taxas de desconto, é compatível com a técnica de avaliação abordagem de mercado.
Item B10. A abordagem de receita converte valores futuros (por exemplo, fluxos de caixa ou receitas e despesas) em um valor único atual (ou seja, descontado). Quando a abordagem de receita é utilizada, a mensuração do valor justo reflete as expectativas de mercado atuais em relação a esses valores futuros.
QUESTÃO ERRADA: A utilização de conversão de fluxos de caixa futuros a valor presente, por meio de taxas de desconto, é compatível com a técnica de avaliação abordagem de custo.
Item B10. A abordagem de receita converte valores futuros (por exemplo, fluxos de caixa ou receitas e despesas) em um valor único atual (ou seja, descontado). Quando a abordagem de receita é utilizada, a mensuração do valor justo reflete as expectativas de mercado atuais em relação a esses valores futuros.
QUESTÃO CERTA: As técnicas de avaliação a valor justo devem priorizar a utilização de dados observáveis relevantes, em detrimento de dados não observáveis, independentemente da opção pela adoção das abordagens de mercado, de custo ou de receita.
Valor justo: Vou te vender minha casa. Qual o valor justo?
Na abordagem de mercado: Na minha rua foram vendidas 5 casas no último semestre por média de 150mil reais. Logo posso usar este valor. Seria um valor justo.
Na abordagem de receita: Posso alugar esta casa por 15 anos por um valor normal de x reais. Logo vai me gerar receitas de X reais por mês durante estes 15 anos. Logo, o valor justo é o preço médio de aluguel de uma casa de igual estrutura no mesmo local.
CPC 46 (R2) – MENSURAÇÃO DO VALOR JUSTO
Definição de valor justo:
Esta Norma define valor justo como o preço que seria recebido pela venda de um ativo ou que seria pago pela transferência de um passivo em uma transação não forçada entre participantes do mercado na data de mensuração.
Técnicas de avaliação:
A entidade deve utilizar técnicas de avaliação que sejam apropriadas nas circunstâncias e para as quais haja dados suficientes disponíveis para mensurar o valor justo, maximizando o uso de dados observáveis relevantes e minimizando o uso de dados não observáveis.
QUESTÃO CERTA: A utilização da abordagem de custo como técnica de avaliação do valor justo requer que o valor atribuído a um ativo corresponda ao valor necessário para substituir a capacidade de serviço do referido ativo na data da avaliação.
CPC 46
Abordagem de mercado
B5. A abordagem de mercado utiliza preços e outras informações relevantes geradas por transações de mercado envolvendo ativos, passivos ou grupo de ativos e passivos – como, por exemplo, um negócio – idêntico ou comparável (ou seja, similar).
Abordagem de receita
B10. A abordagem de receita converte valores futuros (por exemplo, fluxos de caixa ou receitas e despesas) em um valor único atual (ou seja, descontado). Quando a abordagem de receita é utilizada, a mensuração do valor justo reflete as expectativas de mercado atuais em relação a esses valores futuros.
Abordagem de custo
B8. A abordagem de custo reflete o valor que seria necessário atualmente para substituir a capacidade de serviço de ativo (normalmente referido como custo de substituição/reposição atual).
QUESTÃO CERTA: Para maior acurácia na determinação do valor justo, a empresa deve optar por técnica de avaliação que seja apropriada e que proporcione dados suficientes para mensurar o valor justo, com maximização de dados observáveis relevantes e minimização de dados não observáveis.
Técnicas de avaliação
61. A entidade deve utilizar técnicas de avaliação que sejam apropriadas nas circunstâncias e para as quais haja dados suficientes disponíveis para mensurar o valor justo, maximizando o uso de dados observáveis relevantes e minimizando o uso de dados não observáveis. Fonte – CPC 46 MENSURAÇÃO DO VALOR JUSTO.