Última Atualização 8 de janeiro de 2021
QUESTÃO CERTA: A classificação e a hierarquização de resultados de aprendizagem possibilitam a identificação das expectativas e dos padrões organizacionais de excelência como também a escolha do tipo de evento educacional adequado ao desenvolvimento de conhecimentos, habilidades e atitudes (CHAs) necessários ao desempenho competente e exemplar. O sistema de classificação de Bloom e colaboradores (1971 e 1974) compreende os domínios cognitivo, afetivo e psicomotor. De acordo com esse sistema de classificação os objetivos do domínio cognitivo enfatizam a recordação ou a resolução de alguma tarefa intelectual.
A taxonomia dos objetivos educacionais, também popularizada como taxonomia de Bloom, é uma estrutura de organização hierárquica de objetivos educacionais. Foi resultado do trabalho de uma comissão multidisciplinar de especialistas de várias universidades dos Estados Unidos, liderada por Benjamin S. Bloom, no ano de 1956. A classificação proposta por Bloom dividiu as possibilidades de aprendizagem em três grandes domínios:
– o cognitivo, abrangendo a aprendizagem intelectual;
– o afetivo, abrangendo os asp ectos de sensibilização e gradação de valores;
– o psicomotor, abrangendo as habilidades de execução de tarefas que envolvem o aparelho motor.
Cada um destes domínios tem diversos níveis de profundidade de aprendizado. Por isso a classificação de Bloom é denominada hierarquia: cada nível é mais complexo e mais específico que o anterior. O terceiro domínio não foi terminado, e apenas o primeiro foi implementado em sua totalidade.
A taxonomia de Bloom está arranjada em ordem ascendente para representar os níveis cognitivos e as estratégias instrucionais para cada nível a fim de avançar em níveis cada vez mais complexos.
Cognitivo: aprendizagem intelectual.
Afetivo: aspectos de sensibilização e gradação de valores.
Psicomotor: habilidades de execução de tarefas que envolvem o aparato muscular.
Dimensões do processo cognitivo: rememorar, compreender, aplicar, analisar, avaliar, criar