Superávit balanço de pagamentos

0
389

Última Atualização 13 de janeiro de 2021

QUESTÃO CERTA: Se um país possuir superávit no balanço de pagamentos, haverá oscilação positiva na base monetária.

Por definição, o saldo positivo no balanço de pagamentos implica em variação positiva nas reservas internacionais. A variação positiva nas reservas internacionais, por sua vez, implica em elevação do ativo do Banco Central. Pelo método das partidas dobradas, o passivo varia na mesma proporção, de modo que a base monetária evidencia expansão.

Se um país possui superávit no balanço de pagamentos, isso significa que entraram divisas (moeda estrangeira) no país. Para que a divisa entrasse no país, foi necessário trocar esses dólares por moeda nacional, o que expande a base monetária.

Para facilitar o raciocínio, vamos pensar que um exportador que acaba de receber o pagamento da venda de seu produto em dólares procure o Banco Central para trocar seus dólares por reais (afinal, o exportador brasileiro precisa é de R$ e não de US$ para pagar contas e fazer frente aos seus compromissos). Os dólares que o Banco Central recebe vão aumentar as reservas internacionais do país (mesmo efeito do superávit positivo do BP: aumentar as reservas internacionais). Ao receber os dólares do exportador (e aumentar as reservas internacionais), o Bacen precisa entregar moeda nacional ao exportador, aumentando, assim, a base monetária.

Ou seja, é uma troca: o Banco Central recebe as divisas (que aumentam as reservas internacionais do país) e entrega moeda nacional (o que expande a base monetária).

O exemplo acima tem o mesmo efeito do superávit positivo do BP: O país recebeu dólares e, em contrapartida, precisa entregar moeda nacional, o que expande a base monetária.

Advertisement

QUESTÃO CERTA: O resultado final superavitário do balanço internacional de pagamentos indica ingressos líquidos de recursos, com aumento dos estoques de ativos externos do país.

Se o país exportou mais do que importou, por exemplo, houve mais entrada de dólares do que saída de dólares. Logo, ocorreu aumento dos estoques de ativos externos do país.

Se a soma dos saldos dos grupos do Balanço e Erros e Omissões for positiva, então, o resultado final do balanço será superavitário.

 Isso significa que houve ingresso líquido de recursos, ou seja, o país aumentou seu estoque de reservas internacionais. 

O RESULTADO FINAL DO BALANÇO DE PAGAMENTOS

O resultado final do balanço internacional de pagamentos revela a posição do país em suas transações externas como um todo.

Déficits: os déficits indicam saídas de reservas cambiais superiores às entradas. Desencadeando queda nas reservas cambiais do país.

Superávits: indicam ingressos líquidos de recursos, com aumento dos estoques de ativos externos do país (aumento de reservas).