Última Atualização 15 de dezembro de 2020
O SIAFI é um sistema de informações centralizado em Brasília, ligado por teleprocessamento aos Órgãos do Governo Federal distribuídos no País e no exterior. Essa ligação, que é feita pela rede de telecomunicações do SERPRO e também pela conexão a outras inúmeras redes externas, é que garante o acesso ao sistema às quase 17.874 Unidades Gestoras ativas no SIAFI.
Para facilitar o trabalho de todas essas Unidades Gestoras, o SIAFI foi concebido para se estruturar por exercícios: cada ano equivale a um sistema diferente, ou seja, a regra de formação do nome do sistema é a sigla SIAFI acrescida de quatro dígitos referentes ao ano do sistema que se deseja acessar: SIAFI2000, SIAFI2001, SIAFI2002, etc.
Por sua vez, cada sistema está organizado por subsistemas – atualmente são 21 – e estes, por módulos. Dentro de cada módulo estão agregadas inúmeras transações, que guardam entre si características em comum. Nesse nível de transação é que são efetivamente executadas as diversas operações do SIAFI, desde entrada de dados até consultas.
Cada subsistema tem uma função própria e bem delimitada no SIAFI. Podemos organizá-los informalmente em cinco grupos principais:
Controle de Haveres e Obrigações:
– Dívida Pública – DIVIDA
– Haveres – HAVERES
– Controle de Obrigações – OBRIGACAO
– Operações Oficiais de Crédito – O2C
Administração do Sistema:
– Administração do Sistema – ADMINISTRA
– Auditoria – AUDITORIA
– Centro de Informação – CI
– Conformidade – CONFORM
– Manual – MANUALMF
Execução Orçamentária e Financeira:
– Contábil – CONTABIL
– Documentos do SIAFI – DOCUMENTO
– Orçamentário e Financeiro – ORCFIN
Organização de Tabelas:
– Tabelas administrativas – TABADM
– Tabelas de apoio – TABAPOIO
– Tabelas do cadastro de obrigações – TABOBRIG
– Tabelas orçamentárias -TABORC
– Tabelas de receitas orçamentárias – TABRECEITA
Recursos Complementares com Aplicação Específica:
– Programação orçamentária – PROGORCAM
– Convênios – CONVENIOS
– Contas a pagar e a receber – CPR
– Estados e Municípios – ESTMUN.
QUESTÃO ERRADA: O subsistema contábil do Sistema Integrado de Administração Financeira do Governo Federal (SIAFI) integra o grupo de subsistemas de controle de haveres e obrigações.
Errado. O subsistema contábil não integra o grupo de subsistemas de controle de haveres e obrigações. O subsistema contábil e o subsistema de controle de obrigações são independentes.
QUESTÃO CERTA: No SIAFI, os subsistemas compõem-se de um conjunto de módulos que compreendem um conjunto de transações.
O SIAFI é um sistema de informações centralizado em Brasília, ligado por teleprocessamento aos Órgãos do Governo Federal distribuídos no País e no exterior. Essa ligação, que é feita pela rede de telecomunicações do SERPRO e também pela conexão a outras inúmeras redes externas, é que garante o acesso ao sistema às quase 17.874 Unidades Gestoras ativas no SIAFI.
Para facilitar o trabalho de todas essas Unidades Gestoras, o SIAFI foi concebido para se estruturar por exercícios: cada ano equivale a um sistema diferente, ou seja, a regra de formação do nome do sistema é a sigla SIAFI acrescida de quatro dígitos referentes ao ano do sistema que se deseja acessar: SIAFI2000, SIAFI2001, SIAFI2002, etc.
Por sua vez, cada sistema está organizado por subsistemas – atualmente são 21 – e estes, por módulos. Dentro de cada módulo estão agregadas inúmeras transações, que guardam entre si características em comum. Nesse nível de transação é que são efetivamente executadas as diversas operações do SIAFI, desde entrada de dados até consultas.
QUESTÃO CERTA: Os subsistemas do SIAFI são as subdivisões de sua estrutura de funcionalidades, que são organizados em módulos de transações.
O “SIAFI anual” se desdobra em subsistemas, que, por sua vez, se subdivide em módulos, que se subdividem em consultas ou transações.
O SIAFI é um sistema de informações centralizado em Brasília, ligado por teleprocessamento aos Órgãos do Governo Federal distribuídos no País e no exterior. Essa ligação, que é feita pela rede de telecomunicações do SERPRO e também pela conexão a outras inúmeras redes externas, é que garante o acesso ao sistema às quase 17.874 Unidades Gestoras ativas no SIAFI.
Para facilitar o trabalho de todas essas Unidades Gestoras, o SIAFI foi concebido para se estruturar por exercícios : cada ano equivale a um sistema diferente, ou seja, a regra de formação do nome do sistema é a sigla SIAFI acrescida de quatro dígitos referentes ao ano do sistema que se deseja acessar : SIAFI2000, SIAFI2001, SIAFI2002, etc.
Por sua vez, cada sistema está organizado por subsistemas – atualmente são 21 – e estes, por módulos . Dentro de cada módulo estão agregadas inúmeras transações, que guardam entre si características em comum. Nesse nível de transação é que são efetivamente executadas as diversas operações do SIAFI, desde entrada de dados até consultas.
Cada subsistema tem uma função própria e bem delimitada no SIAFI. Podemos organizá-los informalmente em cinco grupos principais:
Controle de Haveres e Obrigações:
– Dívida Pública – DIVIDA
– Haveres – HAVERES
– Controle de Obrigações – OBRIGACAO
– Operações Oficiais de Crédito – O2C
Administração do Sistema:
– Administração do Sistema – ADMINISTRA
– Auditoria – AUDITORIA
– Centro de Informação – CI
– Conformidade – CONFORM
– Manual – MANUALMF
Execução Orçamentária e Financeira:
– Contábil – CONTABIL
– Documentos do SIAFI – DOCUMENTO
– Orçamentário e Financeiro – ORCFIN
Organização de Tabelas:
– Tabelas administrativas – TABADM
– Tabelas de apoio – TABAPOIO
– Tabelas do cadastro de obrigações – TABOBRIG
– Tabelas orçamentárias -TABORC
– Tabelas de receitas orçamentárias – TABRECEITA
Recursos Complementares com Aplicação Específica:
– Programação orçamentária – PROGORCAM
– Convênios – CONVENIOS
– Contas a pagar e a receber – CPR
– Estados e Municípios – ESTMUN.