Subdimensões dos 6Es do desempenho

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Última Atualização 14 de janeiro de 2021

QUESTÃO CERTA: Custo-benefício, custo-efetividade e o tempo decorrido entre o início e o fim de determinado projeto são subdimensões que qualificam a seguinte dimensão do desempenho: eficiência.

Subdimensões dos 6Es do desempenho:

E1 Efetividade:

-Impacto Final: é o resultado gerado pelos produtos e serviços no beneficiário final, ou seja, na sociedade.

-Impacto Intermediário: é o resultado intermediário gerado pelos produtos e serviços em seu beneficiário direto.

E2 Eficácia:

-Quantidade / Volume: é o nível de oferta e disponibilidade de um bens ou serviços.

-Qualidade do produto / serviço: representa a adequação entre as características dos produtos e serviços entregues.

-Acessibilidade e Equidade: disponibilizar bens e serviços equitativamente e fornecê-los de forma equânime, atendendo igualmente as necessidades dos beneficiários e a sociedade.

-Cobertura: relação entre a população atendida sobre a que deveria ser atendida com bens ou serviços públicos gerados.

-Risco: avalia a probabilidade de assegurar a entrega de bens e serviços para determinados beneficiários e a população.

E3 Eficiência:

-Custo-efetividade: relação entre os insumos para a prestação de um determinado serviço ou elaboração de um produto e a efetividade.

-Produtividade: relação entre o nível de produção (serviços e produtos) e os recursos utilizados.

-Tempo: tempo decorrido entre o inicio e o fim de um determinado programa, projeto ou processo.

-Custo unitário: conjunto de custos (fixos, variáveis, reais, atribuídos, específicos e não específicos).

-Custo-benefício (qualidade do gasto): a relação entre os insumos e os produtos gerados.

E4 Execução:

-Execução financeira: recursos disponibilizados pelo orçamento e o nível de utilização desses recursos.

-Execução física: volume de produtos previstos para serem entregues pelo orçamento e o nível de entrega desses produtos.

E5 Excelência:

-Conformidade: representa a adequação dos projetos, ações e processos aos padrões e requisitos definidos.

-Riscos: probabilidade de ocorrência de falhas ou a entrega de produtos fora das especificações estabelecidas.

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-Causalidade: é a avaliação de fatores precedentes que impactam ou influenciam o comportamento ou resultado subsequente.

-Comunicação: é a avaliação de fluxos de informação e seus canais, averiguando a existência ou não de falhas no processo de comunicação.

E6 Economicidade:

-Quantidade de recursos: é o nível de oferta e disponibilidade de um produto ou serviço gerado.

-Qualidade dos recursos: a adequação entre as características dos produtos e serviços adquiridos.

-Acessibilidade

-Cobertura

-Riscos

QUESTÃ CERTA: Além da dimensão de resultado composta por eficiência, eficácia e efetividade, o desempenho governamental é medido pela dimensão de esforço, que engloba economicidade, excelência e execução. A união de todos esses elementos ficou conhecida como os 6 és (6E) do desempenho.

QUESTÃO ERRADA: O Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão instituiu cinco categorias básicas de indicadores de desempenho, denominadas 5Es, referentes a empowerment, eficácia, eficiência, economicidade e excelência.

Errado. São 6Es: eficácia, eficiência, efetividade, economicidade, excelência e execução.