Para a Vunesp (2020): Strategic Sourcing ou Compras Estratégicas é o processo de desenvolvimento e gerenciamento da relação com fornecedores para aquisição de materiais e contratação de serviços, considerando o menor custo total, alinhada com a visão de negócios da organização. Seu objetivo é viabilizar a otimização da cadeia de suprimentos para disponibilizar melhores níveis de serviço e redução do custo total para os usuários.
São sete as etapas do strategic sourcing :
1 . Análise de necessidades e definição dos parâmetros
2 . Mapeamento de Suprimentos
3 . Análise de mercado e fornecedores
4 . Definição da estratégia de compra
5 . Cotação de produtos e serviços necessitados
6 . Negociação e definição de fornecedores
7 . Acordos e estratégia de evolução.
Cesgranrio (2018):
QUESTÃO CERTA: Considere um método ou ferramenta que avalia a complexidade para a compra de um determinado produto, bem ou serviço e realiza uma comparação com relação ao impacto que este possui no negócio. Tal método ou ferramenta refere-se a: Strategic Sourcing.
Strategic sourcing é um método de aquisições que avalia o custo total dos insumos (e não somente o menor preço) antes da efetivação de cada compra. Entre outras variáveis, são analisados o poder de negociação com fornecedores, a importância dos materiais para a empresa e os níveis de serviço.
O Strategic Sourcing ou Matriz Estratégica de Abastecimento é um método para avaliar a complexidade de obtenção de determinado produto, bens de consumo ou serviços no mercado versus o impacto que o mesmo traz para o negócio. Por meio desta análise podemos verificar e avaliar os custos internos e externos, rede de fornecimento e níveis de serviços prestados para determinado grupo de mercadoria ou família, com isso planejar ações específicas e estratégias distintas para cada um deles visando atender a necessidade da organização.
Fonte: Fabio Hoinaski