Society for Design and Process Science − SDPS

0
1017

Última Atualização 8 de janeiro de 2021

QUESTÃO CERTA: Segundo a visão da SDPS − Society for Design and Process Science a maturidade do processo acompanha o grau de conhecimento das equipes envolvidas e o grau de minimização de riscos e efeitos indesejados.

QUESTÃO CERTA: Segundo o Gespública (2011), a gestão de processos é um mecanismo utilizado para identificar, representar, minimizar riscos e implementar processos de negócios, dentro e entre organizações. O modelo preconizado pela Society for Design and Process Science – SDPS, considera, como etapas do ciclo do processo: modelagem, simulação, emulação e encenação.

Etapas do ciclo do processo segundo a SDPS (12): Modelagem; Simulação; Emulação; e Encenação

 

Etapas do ciclo do processo segundo o guia CBOK (4): Planejamento; Análise; Desenho e Modelagem; Implementação; Monitoramento; e Refinamento.Parte superior do formulário

QUESTÃO CERTA: Existem diferentes classificações preconizadas por instituições e publicações especializadas no que diz respeito ao grau de maturidade no gerenciamento de processos verificado em uma organização. Nessa linha, costumam ser apontados diferentes níveis de maturidade, refletindo o estágio em que se encontra a organização e objetivando a evolução de acordo com a aplicação das melhores práticas de gestão de processos. Uma dessas classificações é apresentada pela SDPS – Society for Design and Process Science, de acordo com a qual, o Nível 1 de maturidade corresponde aos denominados processos modelados.

QUESTÃO CERTA: O grau de maturidade na gestão de processos é definido a partir de níveis, que medem a evolução da organização quanto às práticas de gerenciamento de processos. Um dos modelos a partir do qual é possível descrever o grau de maturidade de um processo é o preconizado pela Society for Design and Process Science − SDPS, que aponta, como o nível mais avançado, o correspondente aos processos: interoperados.

QUESTÃO CERTA: SDPS – Society for Design and Process Science. O nível mais avançado indicado por tal modelo corresponde aos denominados processos: interoperados, executados e geridos além das fronteiras organizacionais. 

QUESTÃO CERTA: Ao adotar metodologia de gestão por processos, um dos conceitos básicos que se coloca para a organização é a identificação do grau de maturidade de seus processos. De acordo com a classificação proposta pela Society for Design and Process Science – SDPS, o nível mais avançado de maturidade corresponde aos denominados processos interoperados, executados e geridos com elevado grau de conhecimento das equipes envolvidas e minimização de riscos e efeitos indesejados. 

Maturidade dos processos SDPs:
 
Nivel 1: modelados
Nivel 2: simulados
Nivel 3: emulados
Nivel 4: encenados
Nivel 5: interoperaveis

OBS:
Na versão mais atualizada do CBOK 3.0: IGD-GO
Nível 1 –  Inicial
Nível 2 – Gerenciado
Nível 3 – Definido
Nível 4 – Gerenciado Quantitativamente
Nível – 5 –  Em otimização/Otimizado
 
Na versão 2.0: IGP-PO (já comentado pelos colegas)
Nível 1 – Inicial
Nível 2 – Gerenciado
Nível 3 – Padronizado
Nível 4 – Previsível
Nível 5 – Otimizado

QUESTÃO CERTA: O grau de maturidade dos processos de uma organização pode ser descrito a partir de determinados modelos conceituais. Um deles é a visão do BPM CBOK, que indica como nível mais avançado de maturidade dos processos o: otimizado, onde ações pró-ativas buscam inovações que possam fechar as lacunas entre a capacidade atual da organização e a capacidade requerida para alcançar seus objetivos.

QUESTÃO CERTA: A gestão de processos constitui uma abordagem contemporânea nas organizações, no bojo da qual é avaliado o grau de maturidade dos processos internos com base em metodologias consagradas. Nesse diapasão, de acordo com os conceitos predicados pela Society for Design and Process Science (SDPS), os denominados processos interoperados correspondem: ao nível máximo de maturidade, considerando o grau de minimização de riscos.

QUESTÃO CERTA: Suponha que, como resultado de um diagnóstico realizado por consultoria especializada utilizando os paradigmas da Society for Design and Process Science (SDPS), os processos de trabalho de determinada organização tenham sido classificados como “emulados”. Isso significa, de acordo com os padrões preconizados pela SDPS, que o grau de maturidade de tais processos é: intermediário, correspondente ao Nível 3 de uma escala até 5.

QUESTÃO CERTA: Segundo a visão da SDPS – Society for Design and Process Science, mencionada no Guia de Gestão de Processos no Governo (GESPÚBLICA 2011), a maturidade dos processos acompanha o grau de conhecimento das equipes envolvidas e o grau de minimização de riscos e efeitos indesejados, contemplando em seu nível 5, os processos interoperados, executados e geridos além das fronteiras organizacionais, promovendo cadeias de valor entre as instituições.

QUESTÃO CERTA: O grau de maturidade na gestão de processos atingido por uma organização reflete, em grande medida, o estágio de conhecimento das equipes envolvidas e o resultado obtido na minimização de riscos e efeitos indesejados. Segundo a visão preconizada pela Society and Process Science (SDPS), os denominados processos interoperados correspondem: ao nível de maior maturidade, quando os processos são executados e geridos além das fronteiras organizacionais, promovendo cadeias de valor entre as instituições.

QUESTÃO CERTA: A maturidade dos processos de gestão de pessoas contribui para que as organizações alcancem vantagem competitiva e capacidades de mudança e inovação contínuas.

Os processos de gestão de pessoas – estratégicos, táticos e operacionais – juntamente com seus subsistemas (agregar, monitorar, desenvolver, aplicar, manter e recompensar pessoas) contribuem para que a instituição alcance seus objetivos.

QUESTÃO CERTA: O grau de maturidade na gestão de processos define a maturidade a partir de níveis, que medem a evolução da instituição quanto às práticas de gestão/gerenciamento de processos. O Guia de Gestão de Processos do Governo do Gespública (2011) descreve a maturidade do processo segundo níveis, utilizando, como um dos modelos a visão da Society for Design and Process Science – SDPS, sendo o Nível 1 – Processos Modelados: os processos são identificados a partir de seus valores, de seus impactos/motivações/características, das sincronias envolvidas e de seus efeitos colaterais.

Advertisement

QUESTÃO CERTA: O grau de maturidade na gestão de processos que uma organização pode atingir, depende, em grande medida, do conhecimento das equipes envolvidas e da minimização de riscos e de efeitos indesejados. Na visão da Society for Design and Process Science – SDPS, consideram-se processos encenados aqueles realizados conforme os modelos desenhados, simulados e emulados, correspondente ao Nível 4 de maturidade. 

QUESTÃO CERTA: De acordo com a definição do Gespública, o processo é um conjunto de decisões que transformam insumos em valores gerados ao cliente/cidadão. O grau de maturidade dos processos reflete a transformação da organização na medida em que estes são aperfeiçoados e, nesse contexto, os denominados processos encenados correspondem: ao nível 4, dentro dos 5 identificados, de acordo com a visão da Society for Design and Process Science − SDPS.

QUESTÃO CERTA: O diagnóstico do grau de maturidade dos processos de determinada organização apontou que as práticas de gestão e gerenciamento dos processos estabelecidos correspondia, de acordo com a classificação da Society for Design and Process Science – SDPS, aos denominados processos encenados, o que significa o quarto nível da maturidade, quando os processos são realizados conforme os modelos desenhados, simulados e emulados, e a observação das novas condições exigidas pela realidade induz a permanente adequação dos requisitos do processo. 

QUESTÃO CERTA: Segundo a visão da SDPS – Society for Design and Process Science, mencionada no Guia de Gestão de Processos no Governo (GESPÚBLICA 2011), a maturidade dos processos acompanha o grau de conhecimento das equipes envolvidas e o grau de minimização de riscos e efeitos indesejados, contemplando em seu nível: 5, os processos interoperados, executados e geridos além das fronteiras organizacionais, promovendo cadeias de valor entre as instituições.

Parte superior do formulário

QUESTÃO CERTA: Com relação ao Nível de Maturidade dos Processos, ou seja, a capacidade que estes apresentam para atingir os objetivos a eles atribuídos na organização, analise as afirmativas a seguir.

I. O nível 5 é chamado de Otimizado – as ações de melhoria e inovação buscam superar a capacidade atual da organização em busca da capacidade requerida para alcançar seus objetivos.

II. O Nível 3 é chamado de Padronizado – os processos-padrão são consolidados com base nas melhores práticas identificadas pelos grupos de trabalho, propiciando economia de escala.

III. O Nível I é chamado de Maturidade – o nível de Excelência ad hoc, no qual a organização se torna a base para processos de benchmarking e suporte para as redes de cogestão e cocriação de soluções.

Está correto o que se afirma em: I e II, somente.

QUESTÃO ERRADA: A emulação, uma das etapas do ciclo de gestão de processos, consiste na inclusão de dados estimados aos modelos representados.

Nessa etapa são incluídos dados da realidade junto aos dados estimados identificados na fase de simulação.

É o momento em que, por exemplo, são construídas as telas de sistemas automatizados que serão utilizados no processo e é solicitado o preenchimento das suas informações a uma amostra de pessoasevitando que requisitos modelados sejam impossíveis de serem obtidos na prática.

É também fase em que fazemos turmas-piloto de algo que queremos ver funcionando na “vida real”. Como no caso da simulação, quaisquer necessidades de ajustes devem ser comunicadas para que os modelos (e os cenários) sejam alterados e voltem a ser emulados, até que os níveis de qualidade desejados sejam atingidos.

Parte superior do formulário