Socialização e Cultura Organizacional

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Última Atualização 8 de fevereiro de 2022

Chiavenato (2014), a empresa pode utilizar cinco métodos para realizar a socialização organizacional, são eles:

Processo seletivo: momento onde os candidatos começam a ter acesso a informações sobre a empresa, a como funciona a organização e como as pessoas se comportam naquele ambiente. Além disso, é durante o  que os candidatos conhecem o futuro ambiente de trabalho, a cultura, as atividades realizadas, os desafios, as recompensas e o estilo de administração predominante naquela organização. Nesse momento, tanto a empresa avalia se o candidato tem as competências e o perfil para fazer parte desta, como o candidato avalia se a organização atende os seus anseios e está alinhada a seus valores pessoais;

Conteúdo do cargo: para se sentir motivado, o novo colaborador deve, no seu inicio na empresa, receber tarefas relativamente desafiadoras e, ao mesmo tempo, que estejam de acordo com sua capacidade. Isso faz com que tenham sucesso no seu inicio na empresa e ao longo do tempo, quando as tarefas forem se tornando mais complicadas e exigentes, estarão mais preparados, motivados e com expectativas positivas em relação às recompensas resultantes de seu bom desempenho;

Supervisor como tutor: para que o novo colaborador não se sinta perdido e pouco integrado, é importante que a empresa ofereça o acompanhamento de um supervisor ou tutor. Este será responsável por orientar e supervisionar o novo colaborador, transmitindo claramente qual tarefa e como esta deve ser realizada tecnicamente, além de negociar as metas e resultados a serem alcançados, fornecendo feedback e acompanhando o desempenho do novo colaborador.

Equipe de trabalho: os colegas de trabalho têm forte influência sobre as crenças e atitudes dos indivíduos a respeito da organização e podem impactar positiva ou negativamente o novo colaborador. Por isso, a empresa deve estar atenta para designar a integração do novo colaborador a uma equipe de trabalho que proporcione aceitação e provoque um impacto positivo no novo colaborador;

Programa de integração: é o programa formal de treinamento que tem como função familiarizar o novo colaborador com a linguagem, os costumes internos, a estrutura, os produtos e serviços, os objetivos, a missão e a visão da organização. Normalmente, esses programas duram de 1 a 5 dias e devem, além de apresentar a empresa e a equipe de trabalho, mostrar os benefícios a que tem direito o novo contratado, assim como suas responsabilidades.

CEBRASPE (2009):

QUESTÃO CERTA: O gerente de pessoas pode utilizar-se do conteúdo inicial de uma tarefa como método de promoção da socialização organizacional.

QUESTÃO CERTA: No que concerne à gestão de cultura organizacional, assinale a opção correta: A socialização visa adaptar os novos funcionários à cultura dominante de uma organização, de modo que os valores, as convicções e os costumes organizacionais não sejam despropositadamente desorganizados.

Segundo Chiavenato, os novos funcionários ainda não estão totalmente doutrinados na cultura organizacional quando começam a trabalhar e isso pode criar problemas em relação às convicções e costumes vigentes na empresa. Por isso, a organização precisa ajudá-los a se adaptar à nova cultura. A esse processo dá-se o nome de “socialização”.

QUESTÃO ERRADA: A formalização é o processo pelo qual os empregados se adaptam à cultura de uma organização.

— >A socialização é uma das práticas por meio da qual se transfere valores, crenças e princípios aos novos membros de uma organização na ocasião em que nela ingressam.

— >Nesse momento, são revelados os elementos da cultura e os padrões de comportamento valorizados pela organização para que os novos membros se ajustem a eles.

QUESTÃO CERTA: A metamorfose ou internalização dos referenciais organizacionais de comportamento ocorre quando o empregado assume os valores e comportamentos inerentes à organização e passa a se comportar conforme esses padrões.Parte superior do formulário

“A socialização (ou aculturação), definida como o processo pelo qual os indivíduos aprendem a maneira de ser, de fazer e de agir em uma sociedade, ou organização. Pode ser dividida em três estágios:

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1. Pré-chegada – é o reconhecimento de que cada indivíduo chega com um conjunto de

2. Encontro – o novo membro vê o que a empresa é realmente e confronta a possibilidade de que as expectativas (sobre o trabalho, os colegas, o chefe e a organização de maneira geral) e a realidade podem não ser as mesmas.

3. Metamorfose – ele resolve os possíveis problemas surgidos no estágio do encontro e as mudanças acontecem para se adaptar aos valores e normas de seu grupo.

QUESTÃO CERTA: A criação do conhecimento organizacional envolve processos como compartilhamento do conhecimento tácito e criação de conceitos. Uma equipe de desenvolvedores de software, por exemplo, inicia a promoção do conhecimento quando se reúne e compartilha o conhecimento tácito sobre uma parte desse software.

Socialização: do conhecimento tácito em conhecimento tácito

A socialização é um processo de compartilhamento de experiências e, a partir daí, da criação do conhecimento tácito baseado em outros conhecimentos tácitos, como modelos mentais ou habilidades técnicas compartilhadas. O segredo para a aquisição do conhecimento tácito é a experiência. Sem alguma forma de experiência compartilhada, é extremamente difícil para uma pessoa projetar-se no processo de raciocínio de outro indivíduo. (NONAKA; TAKEUCHI, 1997).

QUESTÃO CERTA: Após a entrada de novo contingente na ALE-RO, servidores mais antigos dão dicas para os novos em relação à execução mais adequada das tarefas de cada cargo, contribuindo para que os novos desenvolvam suas rotinas e práticas. Conforme o modelo de espiral do conhecimento, a situação descrita acima, onde existe a conversão de um conhecimento tácito para outro conhecimento tácito, é chamada de: socialização.

QUESTÃO CERTA: O processo de socialização de novo funcionário é uma das formas de transmissão da cultura organizacional.

Para Maximiano, a socialização de um novo funcionário é uma maneira de passar a cultura organizacional, ou seja, os recém-chegados são, de forma sutil ou coercitiva, aculturados e apresentados para os elementos culturais da organização, aprendendo os símbolos, formas de agir, comportamentos esperados e outros elementos importantes.

Esses elementos podem ser passados por meio de descrições de cargos, políticas organizacionais, orientações de pessoas antigas na organização, segundo Maximiano, passa por três estágios:

1º Estágio: Expectativa e Preparação: Informações prévias da empresa.

2º Estágio: Ingresso: Informações da organização no dia a dia.

3º Estágio: Ajustamento e Integração: Comportamentos dos funcionários e da organização são impactados.

CEBRASPE (2004):

QUESTÃO ERRADA: Por meio do processo de socialização organizacional, o indivíduo que chega à empresa aprende sobre os regulamentos internos e os valores da organização, que o fazem obedecer às regras previamente definidas. Entretanto, esse processo não cria maior uniformidade no comportamento dos membros da organização.

Cria uniformidade e isso se chama cultura. A cultura torna uniforme, em regra, o comportamento dos membros.