Última Atualização 25 de janeiro de 2021
QUESTÃO CERTA: De acordo com a NBC T 16.2, está correto o que se afirma APENAS em: I e II.
Parte superior do formulário
I. Representa a estrutura de informações sobre identificação, mensuração, registro, controle, evidenciação e avaliação dos atos e dos fatos da gestão do patrimônio público.
II. Tem por objetivo orientar e suprir o processo de decisão, a prestação de contas e a instrumentalização do controle social.
III. Está estruturado nos seguintes subsistemas de informações: orçamentário, financeiro, patrimonial, de custos e de compensação.
IV. É composto por três grupos: ativos, passivos e patrimônio líquido.
O sistema contábil é a estrutura de informações para identificação, mensuração, avaliação, registro, controle e evidenciação dos atos e dos fatos da gestão do patrimônio público, com o objetivo de orientar o processo de decisão, a prestação de contas e a instrumentalização do controle social.
Esse sistema é organizado em subsistemas de informações Orçamentárias, Patrimoniais, de Custos e de Compensação.
MCASP, parte IV página 13
O patrimônio público e estruturado em três grupos e não o sistema contábil;
NBCT 16.2
Classificação do patrimônio público sob o enfoque contábil
4. O patrimônio público é estruturado em três grupos:
(a) Ativos
(b) Passivos
(c) Patrimônio Líquido
QUESTÃO CERTA: O sistema contábil e de controles internos compreende o plano de organização e o conjunto integrado de métodos e procedimentos empregados pela entidade para a proteção de seu patrimônio, para a promoção da confiabilidade e tempestividade dos seus registros e de suas demonstrações contábeis, e para sua eficácia operacional.
Correto. O sistema contábil e o controle interno contribuem e tem como um dos objetivos a proteção do patrimônio, a promoção da confiabilidade (transparência, combate a fraudes etc); bem como a tempestividade dos registros e elaboração das demonstrações contábeis. Quando a eficácia operacional, faz parte da missão do controle interno; já que envolve agregar valor à entidade e contribuir para a melhoria da eficácia e eficiência (COSO).
QUESTÃO ERRADA: Na avaliação do sistema contábil e de controles internos, o auditor deve considerar o ambiente de controle existente na entidade, os procedimentos de controle adotados pela administração da entidade e a existência e efetividade da supervisão externa realizada por órgãos específicos.
Errado. A supervisão é interna da própria entidade.
QUESTÃO CERTA: Ao realizar o estudo e a avaliação do sistema contábil e de controles internos da entidade, como base para determinar a natureza, a oportunidade e a extensão da aplicação dos procedimentos de auditoria, o auditor deve considerar o grau de descentralização de decisão adotado pela administração da entidade.
Correto. A descentralização de decisões é a famosa atribuição de competências e alçadas dentro da estrutura organizacional. Faz parte do controle interno e deve ser avaliada pelo auditor.
QUESTÃO CERTA: O sistema contábil e de controles internos compreende, entre outros, o plano de organização e o conjunto integrado de método e procedimentos adotados pela entidade na proteção de seu patrimônio.
QUESTÃO CERTA: A avaliação do sistema contábil e de controles internos deve considerar o ambiente de controle existente na entidade e os procedimentos de controle adotados pela administração da entidade.
QUESTÃO CERTA: O sistema contábil e de controles internos é de responsabilidade da administração da entidade; porém, o auditor deve efetuar sugestões objetivas para seu aprimoramento.